As comemorações do Dia Mundial da Diabetes que se iniciaram a 14 de novembro terminam este domingo, com a caminhada “Unidos pela Diabetes”, em Amarante. Trata-se de mais uma iniciativa que surge no âmbito da campanha Amarante de Igual para Igual, promovida pelo Município. A caminhada é aberta a todos os que queiram participar, com início na Câmara Municipal de Amarante, pelas 9h30. No final vão ser também realizados rastreios junto ao à Igreja de São Gonçalo.
A iniciativa é promovida numa parceria entre a Câmara Municipal de Amarante e o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa e conta com a colaboração da Liga de Amigos do Hospital Amarante.
Criado em 1991 pela International Diabetes Federation (Federação Internacional da Diabetes) e pela Organização Mundial da Saúde, o Dia Mundial da Diabetes tem como objetivo dar resposta ao aumento “alarmante de casos de diabetes no mundo”.
Refira-se que, ainda a propósito do Dia Mundial da Diabetes, o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) realizou a 14 deste mês rastreios em Penafiel e Amarante e foram criados pontos de interação no Hospital Padre Américo para esclarecer dúvidas sobre a Diabetes Mellitus, a Diabetes Gestacional, Pé Diabético e Alimentação na Diabetes.
Desde 27 de outubro e até 10 de dezembro, o Município de Amarante leva a cabo, pelo terceiro ano consecutivo, “Amarante de Igual para Igual” para promover a reflexão e o diálogo alargados a toda a sociedade civil para as diferentes representações sociais e formas de discriminação que subsistem na sociedade atual. Igualdade, saúde, violência nas relações de intimidade e deficiência – são algumas das temáticas abordadas pela campanha.
Iluminar de azul como alerta para a Diabetes
À semelhança dos anos anteriores, a estátua do Padre Américo, a fachada do Hospital de Amarante e o edifício da Câmara Municipal de Amarante vão estar iluminados de azul até ao próximo dia 19 de novembro. O desafio de iluminar de azul edifícios ou monumentos foi também lançado às autarquias dos concelhos da área de influência do CHTS.