Select Page

Campanha de Vacinação antirrábica e identificação eletrónica já arrancou

A campanha anual de profilaxia da raiva e de outras doenças que poderão ser transmitidas pelos animais ao homem (zoonoses) está a decorrer desde 25 de junho e termina a 8 de agosto. A ação decorre, em todas as freguesias do concelho e além da vacinação, será também realizada a identificação eletrónica dos cães, através da colocação de microchip.

Esta ação é da responsabilidade da Direção Geral de Alimentação e Veterinária da Região Norte e será realizada pela Médica Veterinária Municipal. Poderá consultar, abaixo, os locais, dias e horas calendarizados. 

A colocação de identificação eletrónica tem um custo de 13 euros e a vacina antirrábica tem um custo de 5 euros.

Após esta campanha, a vacinação antirrábica e a identificação eletrónica podem ser realizadas às segundas-feiras, das 14h00 às 17h00, no Centro de Recolha Oficial de Animais, mais conhecido por Canil/Gatil Municipal, situado no lugar de Madriane.

Recorde-se que a vacinação antirrábica é obrigatória (Portaria nº 81/2002 de 24 de janeiro) para todos os canídeos com três ou mais meses de idade, de acordo com o Plano Nacional de Luta e Vigilância da Raiva e Outras Zoonoses. A identificação eletrónica é obrigatória para todos os cães nascidos após 1 de julho de 2008 (Decreto-Lei nº313/2003 de 17 de dezembro) e consiste na colocação de um microchip com um número de identificação, registado numa base de dados onde consta o contacto do proprietário, útil em caso de perda ou roubo do animal de estimação.

Pontos de Interesse

Crianças contactam com animais no Canil de Amarante

12 crianças do Centro Infantil de Borba de Godim, Lixa, acompanhadas pelas respetivas educadoras, visitaram as instalações do Canil/Gatil Municipal de Amarante.Com idades compreendidas entre os três e os cinco, as crianças tiveram oportunidade de visitar as...