
Depois de há dois anos ter recebido o Europeu, chega agoraàs águas do Porto e Matosinhos o Campeonato do Mundo de 49er e 49erFX, umadas mais importantes classes de vela olímpicas.
Uma década depois, o Mundial de 49er volta a Portugal, destavez ao Norte do país. Entre 25 de agosto e 2 de setembro, os melhoresvelejadores do planeta invadem a costa das praias do Porto e de Matosinhos paraum espetáculo único. Serão mais de 500 pessoas envolvidas, cerca de 130embarcações e 350 atletas, oriundos de 60 países. A competição, organizada peloClube de Vela Atlântico, será transmitida para 170 países em todo o mundo.
Recorde-se que, em 2015, a Frente Atlântica do Porto tinhajá acolhido o Europeu de 49er e 49er FX. Dois anos depois, a espetacularidadesobe de tom, com a realização do Campeonato do Mundo de 49er e 49erFX, uma dasmais importantes classes olímpicas da modalidade.
Pelo Porto e Matosinhos vão passar grandes nomes da velamundial, num verdadeiro desfile de estrelas, com a presença já confirmada demais de duas dezenas de medalhados olímpicos, campeões mundiais, participantesna America’s Cup e na Volvo Ocean Race.
A organização estima que a estadia média dos participantesseja superior a 20 dias, tendo em consideração os treinos de adaptação epreparação. As equipas com melhores meios estarão em Portugal cerca de mês emeio. Deste modo, prevê-se que o impacto direto na economia da região sejasuperior a um milhão de euros, valor que não contempla o reflexo direto nopúblico assistente, nem na exposição mediática local e internacional.
A competição é organizada pelo Clube de Vela Atlântico econta com o apoio institucional da Câmara Municipal do Porto e de Matosinhos,Turismo Porto e Norte de Portugal e Federação Portuguesa de Vela.
Espetáculo na água e no ar
Com a confirmação de mais este evento, o Porto passa a serpalco de duas competições mundiais que se vão disputar em simultâneo noprimeiro fim de semana de setembro, já que a par do Mundial de 49er, terátambém lugar a etapa da Red Bull Air Race.
“Conseguir trazer ao Porto dois Campeonatos do Mundo éalgo que não acontece todos os dias. Será um esforço redobrado em termos deorganização e de logística, mas que seguramente será muito do agrado do públicoe de todos os agentes económicos da região, pelo enorme impacto que representamestas duas organizações”, afirmou Rui Moreira, presidente da Câmara doPorto.
“Apesar das suas diferenças óbvias, Red Bull Air Race eMundial de 49er são duas competições que reúnem os melhores especialistas domundo nas respetivas categorias e que assegurarão um espetáculo ímpar, seja aovivo ou pela televisão, promovendo a imagem da nossa região um pouco por todo omundo”, garantiu o autarca.
“É um evento que trará milhares de pessoas até nós,desde os atletas provenientes de mais de cinquenta nacionalidades, a todos osque os acompanham, treinadores, equipas técnicas, familiares e demaisinteressados, assumindo uma indiscutível relevância no que à promoção daeconomia local, do desporto e do turismo diz respeito”, afirmou EduardoPinheiro, presidente da Câmara de Matosinhos.
Recent Comments