O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia elogiou, em Vila do Porto, o trabalho de todos os alunos e professores que, “de uma forma empenhada”, fazem do Concurso CanSat “uma realidade anual”, acrescentando que, ano após ano, esta é uma iniciativa que “ganha espaço no panorama da Educação para a Ciência do país e dos Açores”.
Bruno Pacheco falava, quinta feira à noite, na Biblioteca Municipal de Vila do Porto, durante a sessão de abertura da 5ª edição da competição CanSat Portugal, que irá decorrer até domingo na ilha de Santa Maria.
O Diretor Regional salientou, na sua intervenção, que “para os Açores é muito importante participar de uma forma determinada e empenhada no CanSat”, congratulando-se pelo facto de este tipo de iniciativas decorrerem na Região.
Bruno Pacheco lembrou que passaram cerca de doze anos desde que “o Governo dos Açores decidiu que valeria a pena investir na área do Espaço”, destacando, neste sentido, os vários investimentos na área aeroespacial existentes em Santa Maria.
O Diretor Regional defendeu ainda que “o investimento privado também é possível nestas ilhas”, referindo que “traz modernidade e tecnologia para espaços tendencialmente mais rurais”.
Neste sentido, apontou a empresa EDISOFT como “a prova de que é possível trazer para esta realidade arquipelágica tecnologias de ponta”, acrescentando ainda que o Executivo açoriano pretende “captar para os Açores mais investimento tecnológico e criar oportunidade de vanguarda”.
O CanSat é uma competição promovida pela Agência Espacial Europeia (ESA) que se destina a estudantes do ensino secundário e que tem como principal objetivo a construção, configuração e lançamento de um satélite miniaturizado.
Esta edição nacional do concurso é organizada pela European Space Education Resource Office – Portugal e pela Ciência Viva, contando com a parceria do Governo dos Açores, através da Direção Regional da Ciência e Tecnologia, e de outras entidades locais.
Estão em competição de 16 equipas de várias zonas do país num total de 112 elementos, entre alunos e professores, sendo que os Açores estão representados pela Escola da APRODAZ, da ilha de São Miguel.
A equipa vencedora representará Portugal na Final Europeia do CanSat 2018, organizada pela Agência Espacial Europeia, de 28 a 30 de junho, e que terá lugar, pela primeira vez, nos Açores, também na ilha de Santa Maria.
A sessão de encerramento do CanSat Portugal 2018 irá decorrer a 29 de abril, às 12h30, na Biblioteca Pública da Vila do Porto.
Refira-se que já por duas vezes equipas açorianas foram vencedoras da final do CanSat Europeu a nível europeu, nomeadamente a ‘Air Sat One Team’, da Escola Básica e Secundária de Santa Maria, em 2013, e a ‘ENTA Team SAT2’, da Escola de Novas Tecnologias, de Ponta Delgada, em 2016.