Carlos Marques apresenta sessão performativa para ouvidos curiosos
Noite de Contos
No dia 24 de novembro, às 21 horas, há contos na Biblioteca Municipal. O contador de contos, Carlos Marques realiza uma sessão performativa destinada a todos aqueles que gostam de ler e ouvir histórias.
Neste espetáculo, Carlos Marques experimenta o cruzamento entre as linguagens dramática e narrativa, fazendo conviver os recursos específicos da atividade do contador de histórias e do ator. Neste projeto de mediação cultural de pesquisa e partilha de contos e cantos tradicionais, destina-se a todos aqueles que tenham ouvidos curiosos, que gostem de escutar, de contar e de cantar, mas acima de tudo que gostem de estar. Na sessão de contos, Carlos Marques irá estabelecer uma relação espontânea entre o público e a cena, contar e cantar histórias da nossa tradição oral, recorrendo a formas ancestrais de comunicação como o riso e a música.
Nascido em 1978, em Montemor-o-Novo, Carlos Marques trabalha, regularmente, como contador de histórias em bibliotecas e festivais nacionais e estrangeiros. É também programador, na Biblioteca Municipal de Montemor-o-Novo, dos eventos “Contos Doutra Hora” e “Festival Internacional de Narração Oral – FESTA DOS CONTOS”. Colaborou com os Centros de Língua Portuguesa do Instituto Camões na Croácia, Bulgária e Polónia. É licenciado em Estudos Teatrais pela Universidade de Évora e estudou também no Institut del Teatre de Barcelona.
Para ele, “os contos permitem oferecer e comunicar coisas tão simples que nos preenchem, que lemos, coisas das quais somos realmente feitos, ou ouvimos de outras gentes e é nessa partilha que se encontram as gentes e quem sabe a festa. Assim, supostamente será em Aljustrel!