É um dos mais importantes conjuntos cartográficos da cidade e está a partir de agora disponível para consulta online, de forma gratuita.
Trata-se da Carta Topográfica da cidade do Porto em 1892, a primeira planta do concelho do Porto a ser elaborada com rigor científico e para fins civis. O levantamento foi na altura entregue pela Câmara do Porto ao militar Augusto Gerardo Teles Ferreira.
De acordo com o Arquivo Municipal do Porto, o objetivo desta planta era permitir uma visão da cidade como um todo, através de um documento que servisse como instrumento de planeamento e gestão do espaço.
A Carta Topográfica de 1892, agora finalizada e coloca à disposição de todos, é constituída por 464 quadrículas à escala 1:500.
O resultado é um retrato rigoroso da cidade no final do séc. XIX, onde estão representados todos os edifícios, jardins, zonas rurais, ribeiros, entre outros elementos naturais e patrimoniais.
Propomos-lhe, assim, uma visita ao centro da cidade e antigo Mercado do Bolhão, à Rua do Campo Alegre e atual Jardim Botânico, ou ao lugar onde terminava a Avenida da Boavista em 1892.
Todas as imagens da carta estão disponíveis aqui para consulta.