Select Page

Cem anos do Conservatório de Música do Porto

Na próxima quarta-feira, 1 de junho, o Conservatório de Música do Porto assinala cem anos de vida, mas a festa já começou e faz-se durante2017 com concertos, festivais, visitas guiadas às antigas instalações e uma exposiçãode cem objetos ligados à sua história na biblioteca da instituição de ensino artístico.

O ponto alto das comemorações acontece no dia do aniversário,onde se irá realizar uma visita guiada às três casas que foram morada do Conservatórioao longo dos anos. Esta visita repete-se a 7 e 14 de outubro. Está tambémagendado um concerto na Casa da Música, com a Academia Coral da escola e aOrquestra do Norte, que vão interpretar “Missa Solene de Santa Cecília”, deCharles Gonoud.

Da programação, a destacar também a segunda edição doPianoPorto, uma maratona de 24 horas de piano que o Conservatório organiza como apoio da Câmara do Porto e que se espalha por toda a cidade, do Auditório daescola à estação ferroviária de São Bento, a museus e à Câmara Municipal, entreoutros locais.

 


Uma casa de grandes nomese tradições

Criado pela Câmara do Porto a 1 de junho de 1917,a escola pública teve Bernardo Moreira de Sá como primeiro diretor, avô dapianista Helena de Sá e Costa e da violoncelista Madalena Moreira de Sá (eCosta).

Inicialmente instalado no Palacete dos Viscondes deVilarinho de São Romão, na travessa do Carregal, a escola mudou-se em 1975 parao Palacete Pinto Leite, na rua da Maternidade, onde viria a passar mais de 30anos.

A ala poente do edifício da Escola Secundária Rodrigues deFreitas, na praça Pedro Nunes, é, desde 2008, a casa atual da escola, numasinstalações que incluem ainda um novo edifício onde foram instalados um estúdiode gravação, uma sala de orquestra, auditórios e uma biblioteca, fazendo comque a escola, segundo o diretor da instituição conte com um equipamento “aonível do que há de melhor na Europa”.

A instituição, que em 1992 foi agraciada com a Medalha deMérito Cultural Grau Ouro do Porto, guarda ainda o espólio da violoncelistaGuilhermina Suggia e do compositor e violinista Nicolau Medina Ribas, bem comodocumentação de vários outros nomes da música nacional.

Também a criação da Orquestra Sinfónica do Porto, agoraassociada à Casa da Música, teve origem na Orquestra Sinfónica do Conservatóriode Música do Porto, raízes que serão evocadas a 22 de junho, no Teatro Rivoli,numa recriação do primeiro concerto do grupo.

Pelo Conservatório passaram alguns dos grandes nomes damúsica nacional como Pedro Burmester e Pedro Abrunhosa, além de António PinhoVargas, mas também nomes mais recentes com carreira internacional, como ospianistas Vasco Dantas Rocha, Pedro Gomes e Nuno Ventura de Sousa.

Atualmente, a escola é frequentada por cerca de 1100 alunos,conta com um corpo docente que ronda os 180 professores e duas dezenas defuncionários.

Pontos de Interesse