A Direção Regional da Cultura, através do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, inaugura sexta-feira, 13 de julho, no Centro de Arte La Regenta, em Las Palmas, a exposição “Thirst Explorations”, de Sofia Caetano, no âmbito do protocolo estabelecido entre estes dois centros.
“Thirst Explorations” é uma instalação de vídeo projetada sobre pintura acrílica em mylar, que ficará patente até 22 de setembro.
O vídeo, com sete minutos de duração, assenta na reutilização, digitalização e edição de três filmes em 16mm dos anos 60, nomeadamente “Oasis”, “The Beginnings of Exploration” e “Birds, Baboons, and other animals of Africa”
Este projeto é o resultado do trabalho desenvolvido em residência artística por Sofia Caetano, entre 5 e 31 de maio, através de um protocolo entre a Secretaria Regional da Educação e Cultura e o Centro de Arte La Regenta, tendo em vista o intercâmbio de artistas dos dois arquipélagos em projetos de residência artística.
Sofia Caetano, licenciada em Belas Artes – Pintura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, estudou realização, na RESTART, e fotografia, no Instituto Português de Fotografia, tendo completado o Master of Fine Arts em Media Art na Emerson College, em Boston, nos EUA.
Fundadora, com Elliot Sheedy, da produtora The Spectacular House, Sofia Caetano venceu a Bolsa de Criação Artística do Governo dos Açores em 2016, expondo, na sequência, o seu projeto “Bliss” no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, tendo sido um dos cinco finalistas do Prémio Sonae Media Art, uma iniciativa da Sonae com o Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado.
A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónico www.culturacores.azores.gov.pt.