O Presidente do Governo destacou hoje o significado político da inauguração do Centro de Atividades de Tempos Livres (CATL) no lugar da Malbusca, na ilha de Santa Maria, um investimento que constitui a expressão prática da Autonomia ao serviço dos Açorianos.
“Mais do que a questão financeira, saliento o significado político da aposta desta parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Vila do Porto, porque isso significa que, fora de um centro urbano, neste caso concreto na comunidade da Malbusca, também se realiza a nossa Autonomia”, afirmou Vasco Cordeiro.
No primeiro dia da visita estatutária à ilha de Santa Maria, o Presidente do Governo adiantou que este novo CATL, que resulta da recuperação de uma antiga escola na freguesia de Santo Espírito, enquadra-se no compromisso que o Governo dos Açores assumiu de dotar todas as ilhas de serviços adequados às necessidades de apoio social.
“Também aqui nós damos expressão prática àquilo que significa a nossa Autonomia para cada um de nós. A nossa Autonomia começa por ser isto que estamos a fazer aqui, com a nossa decisão – de quem representa os Açorianos – de fazer um investimento que serve os Açorianos e, neste caso concreto, os Marienses”, sublinhou o Presidente do Governo.
Na ocasião, Vasco Cordeiro anunciou que o Governo dos Açores está a trabalhar com a Santa Casa da Misericórdia no sentido de criar, no centro de Vila do Porto, outro CATL, com capacidade para cerca de 60 crianças da ilha de Santa Maria.
“Isto que estamos a fazer aqui na Malbusca, é aquilo que fazemos um pouco por toda a Região”, assegurou Vasco Cordeiro, ao destacar que existem atualmente nos Açores mais de 300 respostas sociais com capacidade para acolher cerca de 12.500 crianças e jovens de todas as ilhas.