Select Page

Centros de Atividades de Tempos Livres Inclusivos já disponibilizam 90 vagas nas ilhas de São Miguel, Terceira e Faial

A Secretária Regional da Solidariedade Social considerou hoje muito positivo o resultado alcançado com o investimento público nos três Centros de Atividades de Tempos Livres Inclusivos a funcionar no arquipélago, que já disponibilizam 90 vagas nas ilhas de São Miguel, Terceira e Faial.

 

“Foi um investimento que correspondeu a 150 mil euros para estas três instituições no último ano e que é, no fundo, uma resposta a replicar noutras ilhas e, com certeza, em toda a Região”, frisou Andreia Cardoso.

 

A titular da pasta da Solidariedade Social salientou que se trata de espaços “melhor apetrechados, quer em termos técnicos, quer em termos dos equipamentos, para corresponder melhor às necessidades dos jovens e crianças com necessidades educativas especiais”, adiantando que, por isso, as famílias e os jovens estão “bastante satisfeitas com esta resposta”.

 

Andreia Cardoso falava, na Horta, no final de uma visita ao Centro de Atividades de Tempos Livres ‘Esperança’, uma resposta social inclusiva desenvolvida em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Deficientes da Ilha do Faial (APADIF), com capacidade para 40 crianças e jovens entre os três e os 18 anos.

 

A criação desta resposta social na ilha do Faial, que é “a maior das três” atualmente disponibilizadas nos Açores, contou com colaboração do Centro Social e Paroquial de Nossa Senhora das Angústias, que cedeu um edifício para a sua implementação, prevendo-se para breve a conclusão do processo de apetrechamento deste espaço, com a chegada dos últimos equipamentos que foram adquiridos.

 

Ao nível do público com deficiência, a Secretária Regional recordou que um dos desígnios que o Governo dos Açores determinou para esta legislatura é a “promoção da empregabilidade desses públicos”.

 

Nesse sentido, sublinhou Andreia Cardoso, “lançamos este desafio à APADIF”, esperando agora que esta associação, “nos próximos meses, com a Ação Social do Faial, venha a desenhar melhor esta resposta, correspondendo àquelas que são as necessidades deste público”.

Pontos de Interesse