O piloto Kirby Chambliss, dos EUA, sagrou-se vencedor, este domingo, em Kazan, na Rússia, relançando as contas do campeonato da Red Bull Air Race, cuja próxima prova está marcada para o Porto, a 2 e 3 de setembro.
Esta é a segunda vitória consecutiva no campeonato deste ano da Red Bull Air Race para o piloto norte-americano. Pete McLeod, Canadá, ficou em segundo no pódio, que fechou com Michael Goulian, também dos EUA.
O bicampeão, que havia quebrado nove anos sem vitórias na última etapa realizada em Budapeste, foi o primeiro a entrar em prova na final e estabeleceu de imediato o tempo que o levou a ganhar a etapa russa da competição aérea, com 58.378 segundos.
De notar a eliminação precoce de três favoritos ao pódio: Yoshihide Muroya (Japão), Martin Sonka (República Checa) e o Campeão do Mundo Matthias Dolderer (Alemanha). Todos caíram na primeira ronda da competição, num dia que ficou marcado pelas difíceis condições meteorológicas.
Desta forma e a três etapas do términus do Campeonato do Mundo, Chambliss, o único piloto no ativo que está na Red Bull Air Race desde o seu início, em 2003, conseguiu atingir o topo da classificação, conferindo um novo fôlego para a prova que se realiza no Porto, onde o piloto obteve o segundo lugar, em 2008.