A galeria do Pelourinho, em Óbidos, recebe, no decorrer do Festival Internacional de Chocolate de Óbidos, uma exposição de fotografias sobre o cacau do Brasil, a sua produção na Amazónia e na Bahia e uma exposição de artefactos utilizados na produção do cacau, amêndoas, frutos e derivados, bem como material explicativo sobre essa cultura e a sua relação com o bom chocolate.
Este espaço conta igualmente com exposição e comercialização de chocolates de origem do Brasil, com alto teor de cacau.
Esta sexta-feira, dia 15 de abril, realiza-se um ciclo de palestras sobre o cacau, com comunicações e conversas com diversos especialistas brasileiros.
A delegação brasileira é composta por 15 personalidades e inclui responsáveis políticos dos governos estaduais, deputados, dirigentes associativos da fileira do cacau e chocolate, produtores de cacau, chocolatiers e chefs de cozinha brasileiros.
Esta representação brasileira está muito orientada para a divulgação dos seus produtos de origem, desde logo como grandes produtores de cacau, e também da oferta de chocolate fino que começam agora a ter capacidade de exportação. Do mesmo modo procuram também eventuais interessados em investimentos no agro-negócio, ou seja potenciais investidores na produção do cacau nestes dois estados, uma cultura agrícola em franca expansão, dotada de um conjunto de infraestruturas associativas e dispositivos de apoios governamentais que tornam este setor muito interessante para o investimento agrário.
Para o setor português do chocolate esta é também uma oportunidade de obter a matéria-prima mais próxima das fontes originais e obter assim alguma vantagem competitiva, quer ao nível dos preços praticados no mercado mundial do cacau e do chocolate, quer por outro lado pela especificidade da utilização do cacau e chocolate de origem com uma distinção muito própria.
Assim, na próxima sexta-feira, dia de reabertura do festival ao público, no terceiro de quatro fins-de-semana, realiza-se uma sessão pública conforme programa abaixo.
Sexta-feira, 15 de Abril, Espaço Cacau Brasil – Casa do Pelourinho
Ciclo de Palestras Cacau & Chocolate do Brasil
15h00 – Apresentação | Mediador Marco Lessa – Presidente da Associação de Turismo de Ilhéus – Brasil, Idealizador dos Festivais de Chocolate da Bahia e Pará e empresário do setor de Chocolate
15h00 – Amazônia: A origem do Cacau
Hildegardo Nunes – Secretario da Agricultura de Governo do Estado do Pará
15h20 – O chocolate de origem: do cacau fino ao mais puro chocolate
Guilherme Moura – Presidente da Câmara Setorial Nacional do Cacau, produtor de cacau e empresário
15h40 – Chocolate Break
Chef Victor Nunes (Portugal) + Chef Fábio Sicília (Brasil)
16h00 – O Cacau, o chocolate e a sustentabilidade
Henrique Almeida – Presidente do Conselho da Associação dos Produtores de Cacau, produtor de cacau e eu empresário
16h20 – O caçador de cacau selvagem
Cesar De Mendes – Pesquisador e alquimista do chocolate
16h40 – Debate geral