Select Page

Cidade já se prepara para os Concertos na Avenida

Setembro começou bem, com Red Bull Air Race a chamar multidões e a Feira do Livro do Porto (até dia 17, em edição de homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen), e vai continuar em bom ritmo, já no próximo fim de semana, com o regresso dos Concertos na Avenida. Nas noites de sexta-feira e sábado (dias 8 e 9), Câmara e Casa daMúsica convidam toda a população a viver nos Aliados um programa que passeia entre o rock e o repertório sinfónico.

Na sexta-feira, Mão Morta e Remix Ensemble Casa da Música juntam-se em palco para celebrar um projeto de fusão que fez já sucesso em digressão nacional.

A discografia de uma das bandas mais icónicas do circuito alternativo do rock português será revisitada em arranjos originais de Telmo Marques. Temas mais antigos como “Facas em Sangue”, “Berlim” e “Destilo ódio”, ou os mais recentes “Pássaros a esvoaçar”, “Tiago Capitão” e “Hipnose de Suicídio”, são reinterpretados de forma surpreendente, sem que a sua identidade seja beliscada.

Mais do que um desfilar de repertório feito, o espetáculo, com direção de Pedro Neves, surge como “uma viagem pelos universos sugestivos da lírica de Adolfo Luxúria Canibal” a que o Remix Ensemble atribui roupagens musicais inesperadas.

Já no sábado, a Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música apresenta um programa composto por êxitos memoráveis da música sinfónica. Sob a direção de Baldur Brönnimann, um corpo de intérpretes virtuosos recria, na Avenida dos Aliados, épocas e cenários retidos na memória coletiva que se descobrem ao longo de uma dezena de temas.

A alegria do can-can ou o tema épico da Guerra das Estrelas, trechos imediatamente reconhecidos da ópera italiana ou do bailado O Quebra-Nozes, musicais da Broadway ou o velho jazz, ritmos latinos ou a dança de Joly Braga Santos prometem fazer um espetáculo memorável.

Obviamente, os Concertos na Avenida são propostas de acesso livre.

Pontos de Interesse

AsSalto ao Quartel de Monte Pedral

Esta terça-feira, 25 de Abril, há AsSALTO ao Quartel de Monte Pedral, na rua de Serpa Pinto, no Porto. Este “assalto” tem hora marcada, entre as 15 e as 18,30 horas e vai possibilitar a qualquer pessoa conhecer o interior do edifício e...