De 6 a 9 de julho, os jardins do Palácio de Cristal acolhem a quarta edição do CIDADE+, um evento que celebra o ambiente e a sustentabilidade, organizado pela daRaiz, em parceria com a Câmara do Porto e também a Porto Business School e a BioRumo.
Durante quatro dias, haverá diversas atividades gratuitas e várias intervenções, entre conferências, uma praça empresarial, um “mercadeco”, oficinas, conversas, aulas abertas, espetáculos, exposições e visitas temáticas.
Na sua génese, a iniciativa pretende divulgar e promover a adoção de comportamentos ambientalmente mais responsáveis, através do encontro entre projetos, empresas, autarquias, instituições e cidadãos.
É um evento gratuito, que acarinha a cultura e que faz emergir e manifestar as melhores e mais inovadoras práticas sustentáveis.
Sob a temática “17 ODS – Inspiração, Ação e Concretização”, tendo por base os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável fixados, em 2015, pela ONU para serem alcançados até 2030, esta edição irá apresentar testemunhos, conhecimento e práticas inovadoras ou exemplares.
Serão debatidos temas como planeamento urbano, sustentabilidade empresarial, produção e consumo sustentáveis, a inovação na indústria, entre outros.
Uma das grandes novidades será a inclusão do Encontro Nacional de Veículos Elétricos, marcado para o fim de semana de 8 e 9 de julho, e que vai juntar as principais marcas nacionais e internacionais da mobilidade elétrica. No dia 9 de julho, domingo, haverá um desfile pelas ruas do Porto.
A sessão de abertura contará com uma performance pelo Balleteatro e a inauguração duma escultura assinada por Bordalo II, da responsabilidade da Lipor. A iniciativa encerra com a conferência “17 ODS – O que se segue?”.
Em 2017 o CIDADE+ lançou, também, a sua primeira campanha de crowdfunding, a decorrer até 28 de julho e com o mote “Da Utopia ao Dia-a-Dia”, que incentiva o público a contribuir para a criação deste evento, através da GoParity, uma plataforma de investimentos sustentáveis em Portugal.
+Info: www.cidademais.pt