Select Page

Cinco visitas guiadas para conhecer a história das grandes árvores da cidade

Começa a 27 de maio a segunda edição da Rota das Árvores do Porto, uma iniciativa promovida pela Câmara do Porto, no âmbito do projeto municipal “Florestas Urbanas Nativas no Porto – FUN Porto “, que tem como objetivo expandir a área verde nativa na cidade e promover a ligação dos munícipes a estes recursos vitais para a sustentabilidade.

Trata-se de um conjunto de cinco visitas guiadas, a dinamizar entre maio e novembro de 2017, para descobrir as histórias das árvores mais imponentes da cidade e relembrar tudo aquilo que oferecem, da saúde à inspiração artística.

Nesta edição de 2017, as visitas centram-se na exploração das árvores de interesse público do Porto (classificadas ou em classificação). Serão percorridos alguns dos núcleos onde estão presentes, em visitas acompanhadas pelo arquiteto paisagista João Almeida que, além de apresentar as árvores, fará o enquadramento histórico dos espaços onde estão instaladas e da evolução da paisagem do Porto.

A primeira visita é dedicada às “Árvores do Romântico” e está marcada para a tarde de 27 de maio. As inscrições abrem na próxima sexta-feira, 12 de maio, e são limitadas a 30 pessoas.

O projeto Florestas Urbanas Nativas no Porto – FUN Porto conta com a assessoria especializada do Grupo de Estudos Ambientais da Universidade Católica Portuguesa (Porto) e surgiu no âmbito do “FUTURO – projeto das 100.000 árvores na Área Metropolitana do Porto”.

Para além da Rota das Árvores, integra iniciativas complementares, nomeadamente o programa “Se tem um jardim, temos uma árvore para si”, a “Rede de Biospots do Porto”, o “Viveiro de Árvores e Arbustos Autóctones do FUTURO” e o “Porto Biolab”.

+Info: Programa completo

27 de maio | 14h30 – 17h30 | Árvores do Romântico

17 de junho | 14h30 – 17h30 | Árvores de Cedofeita

8 de julho | 14h30 – 17h30 | Árvores de Campanhã e SantoIldefonso

4 de novembro | 14h30 – 17h30 | Árvores da Arrábida

25 de novembro | 14h30 – 17h30 | Árvores do Campo Alegre

Para participar na iniciativa é necessário inscrição (gratuita mas obrigatória) no sítio www.100milarvores.pt.

As inscrições para a primeira visita abrem no dia 12 de maio e estão limitadas a 30 pessoas. 

Pontos de Interesse

Leica revisita a fotografia de Gérard Castello-Lopes

“Revisitação. Fotografias 1956-2006. Gérard Castello-Lopes” é o nome da exposição que a Leica Gallery Porto inaugura neste sábado, dia 15, pelas 16 horas.   Revisitar a obra de Gérard Castello-Lopes é voltar a olhar para Portugal e para o mundo dos anos 50...