A Associação de Cultura e Desporto de Cinfães, com a parceria da Câmara Municipal de Cinfães, homenageou o Maestro Joaquim Araújo Pereira Pinto, no dia 12 de Outubro. A iniciativa serviu também para comemorar os 80 anos de vida do Maestro e uniu os cinfanenses que participaram em elevado número e de forma entusiasta na programação. O ponto alto foi a reedição do espetáculo “Cinfania”, no Auditório Municipal de Cinfães. As comemorações contemplaram também a celebração de uma missa pela vida do maestro e um almoço de confraternização.
O presidente da Câmara de Cinfães marcou presença na homenagem onde sublinhou que “o maestro Pereira Pinto é um grande cinfanense, um grande vulto da música e da cultura. É de inteira justiça reconhecer o seu mérito e o seu contributo”, frisou, acrescentando ainda que “é para mim uma honra e um orgulho enorme estar, juntamente com a Associação, nesta homenagem a um homem nascido na mesma Terra que eu, nessa micro-pátria de Santa Eulália, na freguesia de Souselo”. Os elogios de Armando Mourisco estenderam-se à família do Maestro Pereira Pinto, a qual “prestigia os cinfanenses e que foi um grande contributo para a evolução da sociedade e da qual, desde pequenino, sempre ouvi falar com grande respeito”.
Do programa de homenagem constou, uma missa pela vida do maestro, na Igreja Matriz de Cinfães, da parte da manhã, com a presença do Bispo Emérito de Lamego, D. Jacinto Botelho e que foi cantada pelo Coral Etnográfico de Cinfães, ao qual se juntaram vozes de outros coros do Concelho e também a cantora lírica Cláudia Pereira Pinto. Seguiu-se um almoço de confraternização e para terminar, um espetáculo, no Auditório Municipal, o momento mais aguardado do dia, com a reedição do concerto “Cinfania”, realizado há cerca de dez anos, na Casa da Música, no Porto, com coordenação do maestro Pereira Pinto, e que constituiu um marco histórico na cultura do Concelho. Cinquenta músicos e setenta vozes voltaram a tocar e a cantar o Cancioneiro de Cinfães. Orquestra e coro foram constituídos por elementos das cinco bandas musicais do Concelho, do Coral Etnográfico de Cinfães e dos grupos corais de várias freguesias do Município, sob a batuta dos maestros Ernesto da Silva Resende, Carlos Nunes, Joaquim Filipe Teixeira, Daniel Botelho, Carlos Melo e Pedro Almeida. Antes da apresentação de “Cinfania” passaram ainda pelo palco o Coro de Câmara da Academia de Música de Castelo de Paiva e o Coral Vera Cruz, de Aveiro, duas entidades com as quais o Maestro Pereira Pinto também colaborou e deixou ficar a sua marca.
Uma homenagem simples mas justa e cheia de significado, que representou o carinho e gratidão que Cinfães tem e deve ao professor Joaquim Araújo Pereira Pinto. Parabéns Maestro e que continue a colaborar com a cultura Cinfanense por muitos anos…