
Isabel Mota, presidente da FCG, abriu os trabalhos relevando a importância do tema desta conferência resultado de uma preparação conjunta entre a Fundação Calouste Gulbenkian e a Câmara Municipal de Lisboa.
Competitividade, atratividade, investimento, mobilidade, eficiência energética, abastecimento são alguns dos muitos temas que vão estar em cima da mesa durante o dia de hoje.
Isabel Mota deu ainda conta de um estudo levado a cabo pela fundação com o objetivo de compreender o papel das cidades numa economia global e sustentável iniciada em 2014.
Duarte Cordeiro, vice-presidente da CML começou por felicitar a nova presidente da FCG e o anterior presidente pela iniciativa relativamente ao prosseguimento deste estudos agora apresentados, estudos esses que tomaram evidentes as estratégias para Lisboa e que resultaram numa ferramenta importante e que não pode ser ignorada ao nível das tomadas de decisão.
Duarte Cordeiro referiu ainda o trabalho que tem vindo a ser feito na CML no sentido de mapear os recursos da cidade, de modo a identificar todos os atores económicos e sociais nela presentes de modo a conhecer o valor e a criação de riqueza a eles associados.
“Esta conferência permite-nos refletir sobre os desafios que temos para o futuro e colocar esta grande região de Lisboa a competir na escala global” disse Duarte Cordeiro acrescentando ainda o reconhecimento internacional de Lisboa enquanto cidade resiliente e geradora de plataformas de lançamento empresarial e de captação de investimento.
“Este é um desafio extraordinário que exige uma atitude de cooperação da macro-região de Lisboa. Tornou-se para nós evidente de tal forma que tivemos de criar uma iniciativa de cooperação a que chamámos Lisbon Initiative for the Future (LIFT) que tem como objetivo “sermos um polo de atração em promovendo as potencialidades desta macro-região de Lisboa”. O vice presidente terminou desejando a todos um excelente dia de trabalho.
Em paralelo decorreu a assinatura de memorandos de entendimento entre Lisboa e outros hubs internacionais. Os Memorandos de Entendimento, foram assinados pelo Vice-Presidente da CML e pelo Director Executivo da Invest Lisboa na presença de representantes institucionais das outras duas cidades envolvidas, Amesterdão e Tel Aviv e outros convidados.
Este protocolo prevê a colaboração, a troca de experiências e a locação de smart-ups com empresas das duas cidades envolvidas.
Recent Comments