Select Page

CMF HOMENAGEOU TETRAVÔ DO PRÍNCIPE DO MÓNACO

O Presidente da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, e Sua Alteza Sereníssima, o Príncipe Alberto II do Mónaco, descerraram esta tarde a placa toponímica no Largo Príncipe Alberto I do Mónaco, em honra do tetravô do atual monarca. Trata-se de um largo na zona do Lido, no fim da rua de Leichlingen, entre o Lido Poente e a Estação de Biologia Marinha do Funchal. Alberto I do Mónaco foi um reputado oceanógrafo que fez, entre 1879 e 1912, nove campanhas oceanográficas nos mares da Madeira.

Este foi, como tal, um reconhecimento da Autarquia pelo seu contributo para o conhecimento científico, em geral, e para o aprofundamento do conhecimento dos mares da Madeira e das nossas espécies, em particular. Paulo Cafôfo enalteceu, na ocasião, que “o Príncipe Alberto I do Mónaco perdurará para sempre no Funchal da mesma forma que o Funchal decerto perdurou nas suas memórias.” Reafirmando a capital da Região “como uma cidade de vocação Atlântica, que dá elevada importância à proteção e ao estudo do seu mar”, o Presidente aproveitou para recordar a criação do Museu de História Natural, da Estação de Biologia Marinha do Funchal e o projeto em curso para a criação de um Eco-Parque marinho, enaltecendo que esta é a única edilidade do país com um Departamento de Ciência.

O Presidente concluiu que “a cidade do Funchal decidiu homenagear esta figura ímpar, seu tetravô, atribuindo a este Largo, situado nas proximidades da Estação de Biologia Marinha do Funchal, o nome do Príncipe Alberto I do Mónaco e imortalizando este ato através de uma peça artística da autoria da escultora funchalense, Manuela Aranha. É com enorme satisfação, orgulho e honra que o fazemos. O Funchal honra a memória do seu passado e de quem tanto contribuiu com conhecimento sobre o nosso arquipélago.

Pontos de Interesse