Select Page

COLÓQUIO DE HOMENAGEM A JESUÉ PINHARANDA GOMES

«Celebrar o Saber Amigo»

8 de junho | UBI – Covilhã
9 de junho | C. M. Sabugal

Na sessão de abertura do Colóquio de Estudo e de Homenagem a Jesué Pinharanda Gomes estiveram presentes, além do homenageado Jesué Pinharanda Gomes, o presidente da Faculdade de Artes e Letras da UBI, José Rosa, os representantes dos reitores da Universidade Aberta e da UBI, João Caetano e Paulo Serra respetivamente, o bispo da Diocese da Guarda, D. Manuel Felício, e o presidente da Câmara Municipal do Sabugal, António Robalo.

Ao longo da jornada, realce para a excelência das comunicações que se debruçaram sobre a obra de Jesué Pinharanda Gomes, nosso conterrâneo nascido em Quadrazais, um nome incontornável na filosofia portuguesa, pensador autodidata de referência, sobejamente conhecido e reconhecido no mundo académico.

Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal do Sabugal referiu a importância deste Colóquio e desta colaboração entre diferentes instituições e desejou que “este dinamismo, este relacionamento entre os que pensam o mundo e a vida com o desejo de um mundo melhor e mais ético, seja uma caminhada em que cada passo prolongue o caminho a percorrer”.

Para António Robalo, o Colóquio de Homenagem “honra, certamente, Pinharanda Gomes, porque justa é a homenagem; mas, igualmente, dignifica quem a promove, e, neste caso, o Sabugal, a Universidade da Beira Interior e a Universidade Aberta enquanto centros privilegiados da produção e difusão de conhecimento”.

Recorde-se que a iniciativa surge na sequência da concessão do Doutoramento Honoris Causa a Jesué Pinharanda Gomes, pela UBI, no passado dia 20 de março, e por ocasião do 6.º aniversário da criação do homónimo Centro de Estudos Jesué Pinharanda Gomes, que se celebra amanhã, dia 9 de junho.

O Colóquio de Estudo e de Homenagem a Jesué Pinharanda Gomes culminou no dia 9 de junho no Sabugal, data em que se assinalou o 6.º aniversário da criação do homónimo Centro de Estudos Jesué Pinharanda Gomes (CEJPG).

(mais…)

A abertura dos trabalhos foi feita pela vereadora Sílvia Nabais, dando assim continuidade aos trabalhos já iniciados no dia anterior na Universidade da Beira Interior, seguindo-se as comunicações dos preletores, sobre a obra do autor homenageado, com que brindaram os presentes.

O Colóquio terminou com uma visita ao já referido Centro de Estudos, à qual se seguiu um momento musical.

De realçar que o CEJPG se constitui como um importante espaço cultural que soma quer o apreciável espólio bibliográfico (mais de seis mil livros), quer o conjunto de medalhas, condecorações, distinções, ofertas, entre outros bens, que o pensador, escritor, filósofo, historiador e investigador em destaque generosamente doou ao Município do Sabugal.

O Centro de Estudos coloca à disposição, do público e dos investigadores, condições privilegiadas ao conhecimento e investigação da obra e do autor, mas também da Filosofia, História e Antropologia, entre outras áreas de estudo.

No encerramento do Colóquio, as entidades envolvidas avançaram com algumas ideias para o futuro, exequíveis se o dinamismo agora demonstrado se mantiver, tendo na ocasião, o vice-presidente da Câmara Municipal do Sabugal, Vítor Proença, manifestado o entusiasmo pelas propostas e assumido o compromisso de promover o encontro de vontades que se possam traduzir, no futuro, em obra feita.

O Colóquio de Homenagem a esta relevante figura da cultura portuguesa foi organizado pela Faculdade de Artes e Letras da UBI, por iniciativa das comissões científicas dos cursos de Licenciatura e de Mestrado em Ciências da Cultura, Câmara Municipal do Sabugal, associando o mencionado Centro de Estudos, e Universidade Aberta, através do seu Centro Local de Aprendizagem do Sabugal.

Pontos de Interesse