Select Page

COLÓQUIO DE HOMENAGEM A JESUÉ PINHARANDA GOMES

«Celebrar o Saber Amigo»

8 de junho | UBI – Covilhã
9 de junho | C. M. Sabugal

Na sessão de abertura do Colóquio de Estudo e de Homenagem a Jesué Pinharanda Gomes estiveram presentes, além do homenageado Jesué Pinharanda Gomes, o presidente da Faculdade de Artes e Letras da UBI, José Rosa, os representantes dos reitores da Universidade Aberta e da UBI, João Caetano e Paulo Serra respetivamente, o bispo da Diocese da Guarda, D. Manuel Felício, e o presidente da Câmara Municipal do Sabugal, António Robalo.

Ao longo da jornada, realce para a excelência das comunicações que se debruçaram sobre a obra de Jesué Pinharanda Gomes, nosso conterrâneo nascido em Quadrazais, um nome incontornável na filosofia portuguesa, pensador autodidata de referência, sobejamente conhecido e reconhecido no mundo académico.

Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal do Sabugal referiu a importância deste Colóquio e desta colaboração entre diferentes instituições e desejou que “este dinamismo, este relacionamento entre os que pensam o mundo e a vida com o desejo de um mundo melhor e mais ético, seja uma caminhada em que cada passo prolongue o caminho a percorrer”.

Para António Robalo, o Colóquio de Homenagem “honra, certamente, Pinharanda Gomes, porque justa é a homenagem; mas, igualmente, dignifica quem a promove, e, neste caso, o Sabugal, a Universidade da Beira Interior e a Universidade Aberta enquanto centros privilegiados da produção e difusão de conhecimento”.

Recorde-se que a iniciativa surge na sequência da concessão do Doutoramento Honoris Causa a Jesué Pinharanda Gomes, pela UBI, no passado dia 20 de março, e por ocasião do 6.º aniversário da criação do homónimo Centro de Estudos Jesué Pinharanda Gomes, que se celebra amanhã, dia 9 de junho.

O Colóquio de Estudo e de Homenagem a Jesué Pinharanda Gomes culminou no dia 9 de junho no Sabugal, data em que se assinalou o 6.º aniversário da criação do homónimo Centro de Estudos Jesué Pinharanda Gomes (CEJPG).

(mais…)

A abertura dos trabalhos foi feita pela vereadora Sílvia Nabais, dando assim continuidade aos trabalhos já iniciados no dia anterior na Universidade da Beira Interior, seguindo-se as comunicações dos preletores, sobre a obra do autor homenageado, com que brindaram os presentes.

O Colóquio terminou com uma visita ao já referido Centro de Estudos, à qual se seguiu um momento musical.

De realçar que o CEJPG se constitui como um importante espaço cultural que soma quer o apreciável espólio bibliográfico (mais de seis mil livros), quer o conjunto de medalhas, condecorações, distinções, ofertas, entre outros bens, que o pensador, escritor, filósofo, historiador e investigador em destaque generosamente doou ao Município do Sabugal.

O Centro de Estudos coloca à disposição, do público e dos investigadores, condições privilegiadas ao conhecimento e investigação da obra e do autor, mas também da Filosofia, História e Antropologia, entre outras áreas de estudo.

No encerramento do Colóquio, as entidades envolvidas avançaram com algumas ideias para o futuro, exequíveis se o dinamismo agora demonstrado se mantiver, tendo na ocasião, o vice-presidente da Câmara Municipal do Sabugal, Vítor Proença, manifestado o entusiasmo pelas propostas e assumido o compromisso de promover o encontro de vontades que se possam traduzir, no futuro, em obra feita.

O Colóquio de Homenagem a esta relevante figura da cultura portuguesa foi organizado pela Faculdade de Artes e Letras da UBI, por iniciativa das comissões científicas dos cursos de Licenciatura e de Mestrado em Ciências da Cultura, Câmara Municipal do Sabugal, associando o mencionado Centro de Estudos, e Universidade Aberta, através do seu Centro Local de Aprendizagem do Sabugal.

Pontos de Interesse

INAUGURAÇÃO DA EXPOSIÇÃO ‘PERTENCER’

Foi inaugurada no dia 25 de janeiro, na sala de exposições temporárias do Museu do Sabugal, a exposição de artes plásticas ‘Pertencer’, da autoria de Beatriz Dias Rodrigues.Beatriz Rodrigues apresenta nesta exposição uma seleção de algumas das suas obras artísticas. O...