Select Page

Comemorações dos 358 anos da Batalha das Linhas de Elvas com várias iniciativas

As comemorações dos 358 anos da Batalha das Linhas de Elvas decorrem ao longo de todo o mês de janeiro, com diversas atividades previstas e em várias vertentes.
 
As iniciativas têm início a 13 de janeiro, com a inauguração da exposição de fotografia “Emoções Fortes… Flagrantes Únicos” de João Carpinteiro, no Forte da Graça, onde fica patente ao público até 30 de Junho.

O ponto alto das comemorações acontece, no feriado municipal, 14 de janeiro, sábado, com o programa a ter início pelas 9.30 horas, com o hastear das bandeiras, nos Paços do Concelho, com a participação da Banda 14 de Janeiro. Meia hora depois, no Sítio dos Murtais, decorre a romagem ao Padrão comemorativo da Batalha das Linhas de Elvas e Cerimónia de Homenagem aos Mortos, e, pelas 10.30 horas, a romagem ao Túmulo do General André de Albuquerque Riba-Fria, no Convento de São Francisco. As cerimónias militares e militarizadas, na Praça da República, têm início pelas 11 horas, seguindo-se pelas 12 horas, o desfile das Forças em Parada, na Rua da Cadeia.

À tarde, na Igreja da Sé acontece um Te Deum de Acção de Graças, com a participação do Coral Públia Hortênsia de Castro, a partir das 18 horas, culminando o programa comemorativo com o já tradicional Concerto da Orquestra Ligeira do Exército, no Cine-Teatro Municipal, pelas nove e meia da noite.
Neste dia é ainda assinalado o 61.º aniversário da Banda 14 de Janeiro, a partir das 19 horas, na sede da coletividade, na Rua Sá da Bandeira.

O programa prossegue no dia 20 de janeiro, sexta-feira, pelas 21.30 horas, com o Teatro de Revista “Ol(h)á Florbela!” com Florbela Queiroz e Vera Mónica, entre outros atores, no Cine-Teatro Municipal. Este espetáculo tem entradas pagas e pode adquirir o seu bilhete no Posto de Turismo, durante a semana, e na bilheteira do Cine-Teatro, uma hora antes do início do espectáculo.

No dia 21, sábado, pelas 17 horas, é inaugurada a exposição de Pintura de Lucília Dias, na Casa da Cultura, e que fica patente ao público até 10 de fevereiro.

No domingo, dia 22, vai para a estrada mais uma edição da Corrida e Caminhada das Linhas de Elvas. A caminhada, na sua 13ª edição, parte do Padrão da Batalha das Linhas de Elvas, e tem chegada no Estádio Municipal de Atletismo, pelas 10 horas. Uma hora depois tem início a 25.ª Corrida das Linhas de Elvas, também com partida do Padrão da Batalha das Linhas de Elvas e chegada ao Estádio Municipal de Atletismo.

As comemorações encerram a 28 de janeiro, sábado, com o Concerto dos Passione, no Cine-Teatro Municipal, a partir das 21.30 horas. Este espetáculo tem entradas pagas e pode adquirir o seu bilhete no Posto de Turismo, durante a semana, e na bilheteira do Cine-Teatro, uma hora antes do início do espectáculo.

Inserido neste programa comemorativo dos 358 anos da Batalha das Linhas de Elvas, decorre ainda o primeiro Festival de Cinema de Guerra da Raia, entre 13 e 21 de janeiro, no Auditório São Mateus, e que tem um programa próprio.

Programa completo aqui.

Pontos de Interesse

Recital de Poesia e Música na Biblioteca Municipal

O ciclo “A Música Encanta o Património” prossegue este sábado, dia 25, com um Recital de Poesia e Música, com Henrique de Carvalho & Ensemble Ibérico.   O concerto tem lugar na Sala Pública Hortênsia de Castro, na Biblioteca Municipal de Elvas Dra. Elsa Grilo, a...

Faceira da Cisterna com dois sentidos reaberta ao trânsito

A Câmara Municipal de Elvas concluiu a intervenção na Faceira da Cisterna, sendo que após proceder à demolição dos prédios ali existentes, a obra contemplou ainda o escoramento dos edifícios contíguos aos que foram derrubados. A intervenção permite a passagem de...

Deco realiza atendimento presencial dia 23

O atendimento no Gabinete de Apoio ao Consumidor em Elvas, por parte da DECO, vai realizar-se no próximo dia 23 de fevereiro, quarta-feira, entre as 10h00 e as 12h00, de forma presencial. A marcação do atendimento deve ser efetuada através do...