Select Page

Comissariado dos Açores para a Infância é exemplo da estratégia integrada do Governo Regional, afirma Rui Luís

O Secretário Regional da Saúde destacou hoje, em Ponta Delgada, o bom exemplo do Comissariado dos Açores para a Infância na estratégia integrada da política do Governo dos Açores na área da proteção de crianças e jovens.

 

“Os profissionais de saúde estão, na maioria das vezes, na linha da frente na deteção precoce das situações de abuso em crianças e jovens e, como tal, é nossa responsabilidade também atuarmos cada vez mais e melhor nesta vertente da deteção do tratamento, da referenciação, da denúncia”, frisou Rui Luís.

 

O titular da pasta da Saúde, que falava na abertura da ação de formação ‘Crianças Vítimas de Abuso: a Intervenção em Saúde’, destacou a importância da formação destes profissionais, salientando o interesse deste evento ser replicado nas ilhas do Faial e Terceira ainda este ano.

 

Na sua intervenção, Rui Luís apontou a Estratégia Regional de Combate à Pobreza e Exclusão Social, o Plano de Ação de Redução dos Problemas ligados ao Álcool e o Estudo dos Comportamentos Aditivos nos Açores como medidas integradas capazes de minimizar situações de abuso de crianças e jovens.

 

“Acabamos de anunciar na semana passada um plano de redução dos problemas ligados ao consumo de álcool, que também vai contribuir para uma outra forma de ser e de estar das famílias e que, certamente, contribuirá para a redução de casos de abusos de crianças”, disse o Secretário Regional, adiantando que está a ser preparado um Plano de Ação para a Redução de Comportamentos Aditivos e das Dependências, de uma forma mais lata.

 

Rui Luís afirmou que “o consumo de drogas nos Açores continua a ser muito grave”, referindo-se aos dados do último relatório denominado ‘Situação do País em Matéria de Drogas’, do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências.

 

“Temos que enfrentar esses problemas com rigor, com competência, para conseguirmos diminuir este flagelo que afeta a nossa sociedade. É um trabalho conjunto, não depende só do Governo Regional, depende também das instituições parceiras, depende das famílias, depende de cada um de nós” sublinhou o Secretário Regional.

Pontos de Interesse