Em reunião ocorrida hoje nos Paços do Concelho, o Presidente da Câmara Municipal de Elvas e a Diretora do Agrupamento de Escolas N.º 3 de Elvas analisaram, em conjunto, a situação da Escola EB1/JI de Vila Boim, no que diz respeito a mudanças a efetuar durante o próximo ano letivo.
Foram consensuais as seguintes conclusões, onde convergem os interesses políticos e pedagógicos, para benefício da população do concelho de Elvas:
- O Município de Elvas e o Agrupamento de Escolas N.º3 de Elvas unirão esforços para dotar a EB1/JI de Vila Boim com os equipamentos necessários a um ensino inovador e de qualidade, nomeadamente, três laboratórios (educação digital, ciências experimentais e robótica), e uma sala de musicoterapia. Estes equipamentos nascerão graças à garantia por parte do Município em realizar todos os investimentos necessários, e à intenção por parte do Agrupamento em candidatar-se ao Plano 21|23 Escola+.
- No espaço de 10 anos, o número de alunos da EB1/JI de Vila Boim cresceu de 280 alunos para 370. Verificada esta tendência de crescimento, que se acredita venha a aumentar com o acréscimo de valências acima descrito, prevê-se que a deslocação das turmas de 9º Ano para a Escola Secundária D. Sancho II não contribuirá para a tão receada desertificação da freguesia rural de Vila Boim.
- O Município e o Agrupamento tencionam, igualmente, manter uma relação de parceria na candidatura ao PRR de um Centro Tecnológico Especializado, a instalar na Escola Secundária D. Sancho II, que visará aumentar a capacidade de resposta da rede educativa e formativa do concelho de Elvas aos desafios presentes e futuros.
Elvas, 5 de julho de 2022