Um concerto com músicos de cordofones dos Açores, da Madeira, das Canárias e de Cabo Verde, integrado no programa da II Cimeira dos Arquipélagos da Macaronésia, vai ter lugar sexta-feira, 1 de junho, no Parque Terra Nostra, em São Miguel, com o objetivo de divulgar as sonoridades dos quatro arquipélagos.
O espetáculo musical, com início às 20H20 e de entrada livre, inclui a interpretação de músicas tradicionais de cada um dos arquipélagos da Macaronésia, com recurso a instrumentos típicos.
Este concerto estará a cargo do músico açoriano Ricardo Melo, do compositor, cantor e instrumentista cabo-verdiano Manuel de Candinho, dos canarinos Benito Cabrera e Tomás Fariña, e do músico madeirense Roberto Moritz.
O evento, aberto a todos os interessados, visa divulgar a diversidade e especificidade musical dos quatro arquipélagos ao nível dos instrumentos de cordas tradicionais, mostrando também a revitalização a que se tem assistido destes instrumentos, nomeadamente no surgimento de músicas mais contemporâneas.
Esta é, assim, uma oportunidade para desfrutar de um diálogo entre instrumentos de cordas da Macaronésia, como a viola da terra, o timple ou a braguinha, numa altura em que se assinala o Ano Europeu do Património Cultural.