O átrio dos Paços do Concelho é palco de abertura doFestival Internacional de Música Harmos Classical, às 19 horas destaterça-feira, a que se seguirão vários concertos de música de câmara em diferentesespaços da cidade do Porto.
Organizado pela Escola Superior de Música e Artes doEspetáculo (ESMAE), do Instituto Politécnico do Porto, em coprodução com a Câmara do Porto, o Festival Harmos é umdos mais relevantes projetos artísticos e culturais da Europa e reúne formaçõesartistas das mais importantes escolas de artes do mundo. Também por isso, aESMAE pretende conquistar, com a organização, uma maior notoriedade nacional einternacional.
A edição deste ano do Harmos Classical é inaugurada pelossons do britânico Effra Piano Trio, da Guildhall School of Music and Drama, queecoam pela Câmara do Porto, a partir das 19 horas desta terça-feira, 7 de março, com asinterpretações de Tim Crawford (violino), Ben Tarlton (violoncelo) e DinisSousa (piano).
Fica, assim, dado o mote para os 11 concertos que, entreterça-feira e sábado, trazem ao Porto músicos portugueses e também do ReinoUnido, Alemanha, Holanda, Lituânia, Áustria, Estónia, Bélgica e Suíça.
O edifício da Câmara volta a receber o “Harmos”pelas 13 horas de quarta-feira, com a atuação do Lumos Quintet, da ESMAE,composto por Tim Crawford (violino), Ben Tarlton (violoncelo) e Dinis Sousa(piano).
A música de câmara de diferentes países estará mais tarde naESMAE (18 horas) e na Casa da Música (21,30 horas), enquanto na quinta e nasexta-feira diferentes formações atuam na Câmara do Porto (13 horas) e na Casada Música (19 horas e 21,30 horas).
O festival, que contempla um total de 28 concertos e chegaráa outras cidades, termina no sábado com espetáculos na Casa da Música (12 horase 21,30 horas). Programação detalhada aqui.