O Secretário Regional da Saúde anunciou, na Horta, o lançamento, a curto prazo, do concurso da empreitada do novo Quartel de Bombeiros da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Faial.
Rui Luís, que falava sexta-feira na sessão solene comemorativa do 18.º Dia Municipal do Bombeiro, adiantou que, após a conclusão dos projetos de especialidade e o licenciamento camarário, está a ser preparada toda a documentação para se proceder à adjudicação da obra.
“Este quartel representará um valor acrescentado para a Associação, na medida em que irá proporcionar instalações eficientes sob o ponto de vista operacional, adequadas ao novo quadro de valências e exigências do funcionamento de uma corporação”, salientou o titular da pasta da Proteção Civil.
Rui Luís destacou o apoio permanente do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores às 17 corporações no investimento anual e na formação dos seus quadros.
A título de exemplo, referiu o montante de 400 mil euros atribuídos à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Faial, só nos últimos dois anos.
Na cerimónia, promovida pela Câmara Municipal da Horta, o governante sublinhou também a parceria e o intercâmbio existente entre Governo e municípios.
“Gostaria de salientar a introdução de uma vertente de formação focada no poder local, que se iniciou em 2018, com claros ganhos para a Proteção Civil e para as autarquias, pela filosofia de proximidade e conhecimento do terreno”, apontou.
A comprovar essa aposta, Rui Luís destacou o curso de ‘Planeamento e Gestão Municipal de Emergência de Proteção Civil’, com 145 formandos em 2018, e a ação de sensibilização ‘A Proteção Civil e o Poder Local’, que abrangeu cerca de duas centenas de participantes, que se prolonga este ano, com quatro ações já realizadas, e mais três programadas.
Na sua intervenção, o Secretário Regional afirmou que, além da vertente da formação, a Proteção Civil dos Açores tem estado ao lado das corporações e do poder local ao dar passos seguros e decisivos no que diz respeito aos Planos Municipais de Emergência.
“Encontram-se já em vigor, depois de revistos e atualizados, 10 Planos Municipais de Emergência, em sete das nove ilhas, em que se enquadram os maiores concelhos, incluindo o da Horta”, frisou.
Dos restantes planos, quatro encontram-se em fase de revisão, um em análise para aprovação, e quatro em fase final de correções, solicitadas pelo Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores.