O Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica do Porto promove, na próxima quinta-feira, dia 16, uma conferência sobre diabetes e a forma como afetam a sociedade portuguesa, no âmbito do Dia Mundial da Diabetes, que amanhã se assinala.
Inserido no ciclo de conferências “Quintas com Saúde”, a sessão será focada nos riscos e cuidados com a doença e conta com a participação de João Costa Amado, docente da instituição, e de Cláudia Sobreira Araújo, enfermeira especialista em Cuidados de Saúde Primários.
Considerada pelos especialistas como uma “epidemia global”,a diabetes pode levar à falha de órgãos e é uma das principais causas de morbimortalidade em todo o mundo, sendo que um em cada 11 adultos tem diabetes.
No ano de 2015, em Portugal, a diabetes afetava mais de um milhão de indivíduos, com idades compreendidas entre os 20 e os 79 anos, o que representava 12 por cento dos gastos em saúde.
O ciclo “Quintas com Saúde” é um espaço de reflexão e debate sobre problemas emergentes da comunidade e respetivo impacto na saúde individual e coletiva.
A conferência irá decorrer no campus da Foz da Universidade Católica do Porto, a partir das 17,30 horas, e tem entrada gratuita, sujeita a inscrição prévia.
+Info: Universidade Católica Portuguesa – Porto