O Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas anunciou hoje, na Horta, a intenção do Governo dos Açores criar um Conselho Regional das Migrações em 2018.
Rui Bettencourt, que falava na Assembleia Legislativa durante a discussão das propostas de Plano e de Orçamento para 2018, sublinhou que se trata de uma abordagem que pretende “dar mais voz à emigração e imigração”, numa atuação junto das comunidades “mais consentânea com a valorização das novas gerações e mais centrada no valor geoestratégico e geopolítico da diáspora”.
Por outro lado, e também no sentido de valorizar os Açorianos da diáspora, será comemorado em 2018 o 270.º aniversário da chegada dos Açorianos a Santa Catarina, no Brasil, num ano que Florianópolis declarou como “Ano Açoriano”.
Rui Bettencourt adiantou ainda que, no próximo ano, a reunião anual das Casas dos Açores terá lugar no estado brasileiro do Rio Grande do Sul, depois de ter decorrido em Toronto este ano.
O Secretário Regional salientou ainda que a valorização dos Açorianos da diáspora passa por estes se interrogarem “sobre o que pode cada Açoriano no mundo fazer pelos Açores”, sublinhando que “a ativação do valor de cada Açoriano da diáspora no mundo passa por esta tomada de consciência”.