A segunda fase do projeto “Conta-me outros contos – Sortido de histórias da Europa” arrancou hoje na ilha Graciosa com a realização de três sessões dirigidas às escolas e uma sessão intergeracional, na Biblioteca Municipal de Santa Cruz.
A iniciativa, promovida pelo Gabinete do Secretário Regional Adjunto da Presidência para as Relações Externas, vai ainda percorrer durante o primeiro trimestre deste ano as ilhas de São Jorge, Faial, Flores e Corvo, onde, além de várias sessões dirigidas a alunos do 2.º e 3.º ano do 1.º Ciclo e a utentes dos Centros de Dia e Lares da 3.ª Idade, haverá também serões de contos abertos à população.
A ilha de São Jorge acolhe este projeto no mês de fevereiro, com a realização de sessões na Calheta, no Topo e nas Velas.
No mês de março, a ilha das Flores recebe as primeiras sessões no Grupo Ocidental, que vão ter lugar nas Lajes, em Santa Cruz e em Ponta Delgada, seguindo-se a ilha do Corvo, com sessões para as escolas e para os mais velhos, além de um serão de contos.
Ainda em março, terão lugar diversas sessões na ilha do Faial, onde também se realiza um serão de contos.
A narração oral de contos tradicionais europeus está a cargo do ator e contador de histórias terceirense Valter Peres, responsável pela dinamização deste projeto nas nove ilhas do arquipélago.
A iniciativa ‘Conta-me outros contos – Sortido de histórias da Europa’, um dos seis projetos que integra o programa Cidadania Europeia – A Europa para os Açorianos 2017/2020, decorre em espaços de educação não formal em todos os concelhos da Região, sobretudo bibliotecas municipais e regionais, além de outros espaços de promoção cultural.
Em 2017 foram realizadas três dezenas de sessões nas ilhas do Pico, Terceira, São Miguel e Santa Maria, para os vários públicos alvo deste projeto.
Os interessados podem obter mais informações sobre este projeto e as sessões que o integram no Portal do Governo, no endereço eletrónico http://www.azores.gov.pt/Portal/pt/entidades/srapre/textoImagem/Conta-me_outros_contos.htm.