Neste evento histórico para o Município estiveram também presentes vários membros do Executivo da Câmara Municipal, o Presidente do Conselho de Administração da Imprensa Nacional-Casa da Moeda, Rui Carp, e o representante máximo das Contrastarias em Portugal, Rodrigo Lucerna, bem como diversas personalidades e cidadãos de Gondomar.
Segundo o Vereador Carlos Brás, responsável pelo pelouro do Desenvolvimento Económico e Empreendedorismo, esta mudança será “totalmente benéfica, pois permitirá a modernização da contrastaria, num espaço bem servido de acessos e estacionamentos e cujas necessidades especiais de segurança estão totalmente satisfeitas”.
Tendo em conta que Gondomar é o concelho do País onde a produção de metais preciosos é maior, o actual Executivo procedeu às obras de adaptação do espaço para receber a contrastaria, sendo que esta é, também pela localização privilegiada, uma mais-valia, tanto para o Município, como para os concelhos circundantes. As antigas instalações da Contrastaria passarão a ser ocupadas por outros serviços da Câmara, sendo exemplo disso o Arquivo Municipal.