Select Page

Cuidadores de Alzheimer poderão ter apoio do fundo de emergência municipal

Rui Moreira admitiu hoje, durante o 2º Encontro Nacional de Cuidadores Informais de Alzheimer e Demências Similares, usar o Fundo de Emergência Social para apoiar estes cuidadores.
 
O encontro, organizado pela Eurodeputada do Bloco de Esquerda, Marisa Matias, está a decorrer no Seminário de Vilar, no Porto.
 
Marisa Matias abriu o certame, lembrando que a organização convidou todos os partidos políticos e as associações nacionais de municípios e de freguesias, mas que ninguém aceitou o convite. “Mas começamos bem, graças à presença do senhor Presidente da Câmara do Porto, Dr. Rui Moreira”, afirmou.
 
Rui Moreira salientou na sua intervenção a dificuldade que as famílias enfrentam para acompanhar doentes deste tipo, “tanto mais que, normalmente, no final raramente são reconhecidos”.
 
Sobre a falta de estruturas de apoio, o autarca lembrou que “todos somos Estado Social. Todos fazemos parte desse sistema a que chamamos Estado Social, admitindo que a Câmara do Porto “está disponível para receber e aprovar, no âmbito do Fundo de Emergência Social, uma candidatura a um programa que apoie diretamente este tipo de cuidadores”.
Pontos de Interesse

Exposição no AV. Espaço Montepio

Depois da primeira exposição coletiva no AV. Espaço Montepio, foi inaugurada no passado sábado, 14 de maio, os projetos dos novos artistas em residência no edifício. Cláudio Reis (fotografia), Mariana Moranduzzo (instalação e multimédia) e Luísa Abreu (instalação)...