Select Page

Cuidados especiais para fazer face ao calor dos próximos dias

Tendo em conta as temperaturas elevadas previstas, e consequente possibilidade de incêndios rurais, expetáveis para os próximos dias, que podem ultrapassar os 40 graus, aconselha-se a população a adotar medidas e ações especiais de prevenção contra incêndios, bem como, tomar medidas minimizadores para população.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou o distrito em alerta laranja, podendo ser elevado a vermelho, e com o índice UV a ser muito elevado.
Assim sendo, aconselha-se os grupos de maior risco, crianças e idosos, a evitar andar na rua nas horas de maior calor, a protegerem-se do sol e a uma maior hidratação, bebendo muita água.
Para os próximos dias deve-se ter os seguintes conselhos em atenção:
• Manter a casa fresca: feche as janelas e portadas durante o dia e abra-as à noite;
• Procure espaços com ambiente fresco, pelo menos, 2 a 3 horas por dia;
• Aumentar a ingestão de água ou sumos de fruta naturais, sem adição de açúcar;
• Evitar a exposição direta ao sol entre as 11h00 e as 17h00;
• Evitar a exposição direta ao sol de crianças;
• Utilizar roupa larga, leve e fresca, óculos com proteção e chapéu de abas largas;
• Aplicar protetor solar com fator igual ou superior a 30;
• Reforçar a vigilância a idosos e doentes crónicos e aos que vivem sós;
• As pessoas com doenças crónicas devem seguir as recomendações do seu médico para períodos de calor intenso;
• Moderar as atividades ao ar livre que exijam esforços físicos, especialmente desportivas e de lazer;
• Os trabalhadores que exerçam atividades ao ar livre devem proteger-se com vestuário adequado, fazer uma boa hidratação e, quando possível, adequar o horário evitando as horas de maior calor.
• Mantenha-se informado sobre as previsões de temperatura, no site do IPMA: http://www.ipma.pt/pt/index.html
Assim sendo, nos próximos dias é expressamente proibido a realização de queimadas, de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confeção de alimentos; a utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confeção de alimentos; queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração; o lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes; e fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem.
Neste período, no decurso da realização de trabalhos agrícolas e florestais, deve manter as máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras; abastecer as máquinas a frio e em local com pouca vegetação; e ter cuidado com as faíscas durante o seu manuseamento, evitando a sua utilização nos períodos de maior calor.
Se necessário ligue:
Saúde 24 – 808 24 24 24
Em caso de emergência ligue 112

Pontos de Interesse

“Uncharted” para ver no Auditório São Mateus

Esta sexta-feira, dia 11, às 21h30, vai estar em exibição o filme “Uncharted”, para maiores de 12 anos, no Auditório São Mateus. O perspicaz Nathan Drake (Tom Holland) é recrutado pelo experiente caçador de tesouros Victor “Sully” Sullivan (Mark Wahlberg) para...

Crianças de Vila Boim recebem presentes de Natal

 Numa iniciativa da Câmara Municipal de Elvas, os alunos do Jardim de Infância e da Escola Básica nº1 de Vila Boim receberam, esta manhã, o presente de Natal. Com o objetivo de que todas as crianças das creches, Jardins de...

Posto de Turismo do Caia reabriu esta sexta-feira

A Câmara Municipal de Elvas e a Junta de Freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova reabriram o Posto de Turismo do Caia, cuja gestão vai ser feita pela Junta de Freguesia em termos de funcionamento.Este local, que sofreu obras de melhorias depois de cerca de alguns anos...