Imagine que está hospedado num qualquer hotel da cidade eque pretende reclamar de algum dos serviços prestados, mas não sabe como. A partirdesta quarta-feira, 12 de julho, os turistas que visitem o Porto passam a teracesso a uma aplicação móvel que os ajudará a estar mais informados e a saber comoagir na defesa dos seus direitos enquanto consumidores.
A associação de defesa do consumidor DECO (Norte) apresentouesta manhã, na Casa do Infante, uma aplicação que permite o acesso rápido efácil a informações essenciais sobre os direitos dos turistas. A sessão contoucom a presença do vereador Manuel Aranha, responsável pelo pelouro do Comércio,Turismo e Fiscalização e do presidente da DECO Norte, Miguel Gomes.
A app, desenvolvida pela Universidade do Porto, versa sobre áreas como o alojamento, os circuitosturísticos, os transportes, a diversão, as compras, os restaurantes, passandotambém pelas viagens compradas em agência, entre outros temas.
Denominada de Appy Tourist, contém, ainda, uma área dedestaques sempre atualizados e acesso a um livechat especialmente dedicado aos turistas que visitem a cidade, com respostasrápidas e personalizadas, consistindo numa “resposta única e inovadora nocontexto da defesa do consumidor e do acolhimento turístico da cidade do Porto”conforme revelou a associação em comunicado.
A Câmara do Porto associou-se a esta iniciativa, uma vez quecontribui para o acesso fácil e transparente a inúmera informação relevante,garantindo desta forma uma experiência de sucesso aos turistas durante a suaestadia
A aplicação está disponível em português, inglês e francês epode ser descarregada para sistema Android e IOS. Brevemente também serádisponibilizada em espanhol e alemão.