Dezenas de pessoas aproveitaram este fim-de-semana, sábado e domingo, em que se assinalava o segundo aniversário da reabertura do Forte da Graça, para conhecer este monumento classificado como Património Mundial.
Com entradas gratuitas foram muitos os que não quiseram perder a oportunidade de visitar a jóia da coroa, que sofreu obras de requalificação e há dois anos reabria ao público para dar a conhecer a história, o património e as vivências durante séculos.
Nestes dois anos já foram mais de 105 mil, os visitantes que se deslumbraram com as vistas e as características únicas deste monumento militar, na sua larga maioria provenientes do outro lado da fronteira, Espanha, e que puderam verificar de perto as intervenções ali realizadas, que tornam hoje possível a visita, e que passaram pela recuperação da casa do governador, o ponto mais alto do forte, das casas dos oficiais e restantes elementos arquitetónicos, tendo sido ainda repostas todas as cores e materiais originais do Forte e recuperadas as estruturas, nomeadamente a cisterna, a prisão, as galerias de tiro e a capela, onde foram descobertos frescos do século XIX e que foram também intervencionados.
Ao longo destes dois anos as visitas tem contado com uma presença muito significativa de visitantes espanhóis, atingindo cerca de 40 por cento das entradas, sendo ainda de destacar visitantes de várias nacionalidades, nomeadamente alemã, brasileira, chinesa, francesa e inglesa.
A visibilidade e o impacto desta intervenção tem virado a atenção de vários órgãos de comunicação para o Forte, que já foi destacado em várias publicações nacionais, como a revista Fugas, do jornal Público, que o destacou na sua seção Miradouros de Portugal, onde eram propostos 20 miradouros, como um “lugar elevado de onde se avista um horizonte largo”, sublinhando que o Forte da Graça, em Elvas, conta com uma “vista aberta a 360º sobre a charneca alentejana”.
Em termos de cenário, o Forte foi palco de gravações da série televisiva da RTP “Ministério do Tempo”, uma série histórica que mostrou Portugal de ontem e de hoje, tendo também algumas das cenas da nova novela da SIC, “Paixão”, sido gravadas no Forte da Graça. Esta foi a segunda vez que a cidade Património Mundial foi escolhida para gravação de cenas pelas produtoras, algo que nunca tinha acontecido antes da requalificação deste monumento. O monumento foi ainda palco de uma emissão do Jornal da Uma da TVI.
Também já esteve em destaque no programa de índole turística da televisão japonesa TBS (Tokyo Broadcasting System), com um documentário histórico que terá a duração de uma hora.
O Forte da Graça surgiu em evidência na revista Smart/Cities Cidades Sustentáveis, sobretudo por possuir beacons, tecnologia única no Mundo, que permite aos seus visitantes interagir com o monumento. Para dinamizar o espaço e servir melhor os visitantes, apostou numa plataforma móvel com interação com os beacons, via Bluetooth. Os beacons estão disponíveis por vários locais do Forte da Graça e possibilitam ao visitante ter acesso a informação sobre esta fortificação militar e o local onde se encontra, sem ser necessário fazer a visita guiada. Para além disso, a app proporciona um conjunto de informação sobre a cidade de Elvas, como notícias, eventos ou ainda nas redes sociais.
Em 2015, o Forte da Graça venceu o “Prémios Turismo do Alentejo” 2015, na categoria Melhor Projeto Público do Alentejo, tendo os vencedores sido anunciados na cerimónia de entrega dos galardões, em Sines. Os Prémios Turismo do Alentejo são promovidos pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo/Ribatejo e pretendem distinguir e divulgar projetos de significativa importância turística, que tenham também tido o seu contributo para a melhoria da oferta turística do destino e para o reforço da competitividade do sector na região.
Para além da sua cotação histórica, o Forte da Graça, tem sido procurado para a realização de vários eventos, tais como conferências, exposições, concertos e reuniões, entre outros, tornando-se assim um monumento muito versátil.