Select Page

DGPC no VI Encontro Ibérico de Gestores do Património Mundial

A Direção-Geral do Património Cultural participa no VI Encontro Ibérico de Gestores do Património, que este ano tem lugar em Santiago de Compostela, de 29 a 31 de março, dedicado ao tema “Impacto do turismo no Património Mundial”.
Com carácter periódico, os Encontros Ibéricos tiveram o seu início em 2004, em Lisboa, realizando-se, desde essa altura, alternadamente em Portugal e em Espanha.

Em cada edição o país que organiza e financia o Encontro (no caso de Portugal, a DGPC e a Comissão Nacional da UNESCO) aponta um tema relevante, convidando a participar os representantes de todos os sítios inscritos na Lista do Património Mundial da UNESCO dos países ibéricos; o objetivo é promover a troca de experiências e equacionar, conjuntamente, os problemas e as soluções que se vão colocando quer aos gestores quer às estruturas das administrações públicas responsáveis pelo respectivo acompanhamento.

O VI Encontro Ibérico orienta-se fundamentalmente para a realização de um diagnóstico do impacto da actividade turística sobre a função residencial nas cidades portuguesas e espanholas Património Mundial, e sobre os instrumentos de gestão que facilitem o necessário equilíbrio entre a actividade turística e a residencial, e a convivência entre o comércio turístico e o comércio tradicional de proximidade necessário aos habitantes; pretende ainda reflectir sobre como fazer reverter processos de esvaziamento de população residente, de terciarização e de gentrificação, através de políticas coordenadas e transversais implicando diferentes níveis de administração.

Tendo em atenção o tema participarão na apresentação de casos concretos Elvas, Guimarães, Porto, Évora, Alto Douro Vinhateiro e Angra do Heroísmo; na vertente de workshops serão tratados três temas: Cidade Histórica-Cidade Viva; Gestão de fluxos turísticos como oportunidade; e Gestão do turismo nos sítios arqueológicos e nos parques nacionais Património Mundial.

A DGPC estará representada pelo Ponto Focal para o Património Mundial/DGPC e pelos directores dos Mosteiros de Alcobaça, Batalha, Jerónimos/Torre de Belém e Convento de Cristo. 

Pontos de Interesse

December 1st Ceremony

A manhã chuvosa que se fazia sentir na Praça dos Restauradores não impediu que a Cerimónia de Homenagem aos Heróis da Restauração e da Guerra da Aclamação, no âmbito das Comemorações do 1º de Dezembro, se revestisse de solene dignidade. Pela primeira vez desde há...

Projeto “Portugal entre Patrimónios” iniciou ontem no MNAC

“Portugal entre Patrimónios” é um programa do MNAC/DGPC, lançado ontem no museu, no âmbito do Ano Europeu do Património Cultural, e que engloba mais de 45 entidades por todo o país, entre universidades, associações culturais, museus, fundações e projetos culturais que...