No dia 24 de maio a DGPC esteve representada pelo Dr. António Carvalho, Diretor do Museu Nacional de Arqueologia na reunião Paisagens Transfronteiriças, que decorreu em Tróia.
A reunião foi coordenada pela Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Professora Doutora Fernanda Rollo e além dos representantes das instituições portuguesas esteve presente uma delegação da Junta da Extremadura, dirigida pela Secretaria Geral de Cultura, Miriam Cabezas e teve como objectivo aprofundar a colaboração transfronteiriça entre Portugal e Espanha, centrada na região do Alentejo – Extremadura, com particular enfoque nos domínios da valorização do património, nomeadamente arqueológico, considerando o território em que se inscreve e os propósito das agendas de coesão territorial dos dois países elegendo como projeto-piloto Redes de Cidades da Lusitânia.
Para o encontro foram convidadas entidades de referência no plano da investigação, da museologia, da cultura e da gestão territorial de Portugal e Espanha, bem como os investigadores envolvidos na elaboração do documento-proposta ´Cidades Romanas da Lusitânia’.
Para o encontro foi preparado o documento “Paisagens Transfronteiriças | Paisajes transfronterizos” que tem por base a reflexão suscitada na reunião anterior em Évora e numa visita à Extremadura, e o texto preparado pelo grupo de trabalho resultante de várias contribuições que continuará a ser aprofundado.
Dentro de um mês haverá nova reunião para apresentação do trabalho por parte dos grupos que foram constituídos para desenvolver os eixos programáticos do projecto.
Recent Comments