Os museus do Porto estão em festa desde 15 e até 21 de maio. Hoje assinala-se o Dia Internacional dos Museus, uma efeméride que dá relevo à importância dos museus na sociedade contemporânea e que, este ano, tem como tema global “Museus e Paisagens Culturais”.
Para hoje, destaque, entre outras atividades, para as iniciativas desenvolvidas no Museu do Vinho do Porto, Casa Museu Guerra Junqueiro e Casa Museu Marta Ortigão Sampaio.
No Museu do Vinho do Porto as atividades destinam-se essencialmente ao público infanto-juvenil com oficinas de escrita criativa.
A Casa Museu Guerra Junqueiro, com um programa para todo o dia, promove visitas gratuitas guiadas às coleções, concertos de música, recriações históricas, danças medievais e até um espetáculo com fogo.
Outro dos espaços a oferecer atividades alternativas é a Casa Museu Marta Ortigão Sampaio com uma programação noturna, a começar às 21 horas com uma “paisagem clássica” composta por uma estátua humana acompanhada por harpa. Depois, pelas 22,30 horas, irá ouvir-se música tradicional napolitana por Romaine Valentino inspirada no bandolim napolitano.
Para além destes espaços municipais, a programação do dia espalha-se por muitos outros museus da cidade. Ao todo e durante uma semana serão mais de cem atividades que permitem ao público ficar a conhecer melhor os museus, o património e as memórias da cidade, culminando com a Noite Europeia dos Museus no próximo sábado, 21 de maio.