No âmbito do Dia Mundial da Alimentação que se celebra, anualmente, a 16 de outubro, o Município de Amarante leva a cabo duas iniciativas: uma dirigida aos alunos do primeiro ciclo do ensino público e outra aos seniores.
Aliando-se à Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) com o propósito de assinalar esta data, o Município, está especialmente focado no desafio que este ano incide na temática “As Nossas Ações são o Nosso Futuro, É possível um mundo #FomeZero até 2030”.
Alcançar a Fome Zero em 2030 é possível se houver um trabalho conjunto e o envolvimento de todos. No mundo produzem-se alimentos suficientes para alimentar toda a população, no entanto 1/3 destes alimentos são desperdiçados.
Os governos, as organizações, os agricultores, o setor privado podem ter impacto no alcance da Fome Zero, no entanto todos nós, todos os dias, podemos desempenhar um papel importante.
“Reconhecendo que em 2030 as crianças serão os novos líderes, influenciadores e políticos, desafiamos as crianças do 1º ciclo do ensino público a responder à questão: Como podemos acabar com a fome no mundo?”, questiona, em jeito de desafio, Lucinda Fonseca, Vereadora com o pelouro da Saúde.
Durante uma semana os alunos do primeiro ciclo podem dar asas à imaginação e refletir sobre as ações que cada um deve tomar, deixando o contributo num mural disponibilizado na escola para o efeito. Os contributos recolhidos serão depois partilhados com a FAO.
“De olho no rótulo, pela sua saúde!” é o nome de uma outra iniciativa inserida na efeméride. Trata-se de uma ação de sensibilização destinada aos seniores, levada a cabo pela DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor e pelo Centro de Informação Autárquico ao Consumidor de Amarante na Universidade Sénior, pólo de Amarante e pólo de Vila Meã.
Olhar para o rótulo de um produto e interpretá-lo é um passaporte para uma vida mais saudável. As más escolhas alimentares podem ter impacto na saúde. Aprender a decifrar os rótulos alimentares é meio caminho para se tornar num perito em compras saudáveis.
Refira-se que de 15 a 19 de outubro, a DECO realiza em todo o país os workshops “De olho no rótulo, pela sua saúde!”. Com esta iniciativa pretende-se ajudar os consumidores na leitura e interpretação dos rótulos dos produtos alimentares para uma correta interpretação da informação nutricional dos alimentos.