Select Page

DIA MUNDIAL DA POESIA

O Dia Mundial da Poesia ─ 21 de março ─ foi assinalado no Sabugal com um encontro com poetas do nosso concelho que teve lugar na Biblioteca Municipal.

Organizado pelo Município do Sabugal, em parceria com o Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta do Sabugal, neste encontro poético estiveram reunidos alguns poetas que representam e engrandecem o que de melhor em poesia se tem feito no concelho do Sabugal: Alfredo Correia, Amélia Rei, Fernando Birra e João Urbano Correia.

Aberta a sessão pelo vereador Amadeu Neves, tomaram a palavra os poetas; cada um à sua maneira falou de poesia e do que é ser poeta, tendo declamado poemas da sua autoria.

No final houve espaço de debate com o público, trocaram-se impressões várias, partilharam-se reflexões sobre a poesia. Poesia que deve ser entendida e interpretada pelos leitores em função das suas circunstâncias (no dizer de Ortega y Gasset: “O homem é o homem e a sua circunstância”), da sua história de vida, das suas emoções… Ou, na poesia de António Gedeão (Impressão Digital):

(mais…)

Os meus olhos são uns olhos.
E é com esses olhos uns
que eu vejo no mundo escolhos
onde outros, com outros olhos,
não vêem escolhos nenhuns.

Quem diz escolhos diz flores.
De tudo o mesmo se diz.
Onde uns vêem luto e dores,
uns outros descobrem cores
do mais formoso matiz.

Nas ruas ou nas estradas
onde passa tanta gente,
uns vêem pedras pisadas,
mas outros gnomos e fadas
num halo resplandecente.

Inútil seguir vizinhos,
que ser depois ou ser antes.
Cada um é seus caminhos.
Onde Sancho vê moinhos
D. Quixote vê gigantes.

Vê moinhos? São moinhos.
Vê gigantes? São gigantes.

Pontos de Interesse

Workshop sobre educação no Sabugal

‘Papel dos pais no sucesso escolar dos filhos’ é o tema da próxima sessão de ‘Educa +’, com a psicóloga, coach e formadora Sandra Ladeiro. Esta tertúlia surge no âmbito do Plano de Combate ao Insucesso Escolar − ‘Educa +’ −, através do qual se pretende desenvolver...