Select Page

Dia Mundial das Bibliotecas assinalado nos Açores

A Direção Regional da Cultura, através das Bibliotecas Públicas e Arquivos Regionais sob a sua tutela, associa-se às comemorações do Dia Mundial das Bibliotecas, que se assinala a 1 de julho.

 

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, sendo agora parceira do Bookcrossing, vai promover a ‘viagem’ inaugural dos livros que darão início a este projeto, no Jardim Antero de Quental, a 2 de julho, pelas 11h00.

 

O Bookcrossing é um movimento mundial de incentivo à leitura e à criação de uma comunidade em torno da partilha de livros, sendo entendido como um clube de leitura global que não conhece limites geográficos, sob o lema “Encontre um livro livre, leia-o e liberte-o”.

 

Os membros do Bookcrossing ‘libertam’, assim, livros para que possam ser ‘encontrados’ por outros leitores, tendo por objetivo transformar o mundo numa biblioteca.

 

Começando pelo Jardim Antero de Quental, a Biblioteca Pública de Ponta Delgada, a partir de 2 julho, ‘libertará’ livros em diversos locais públicos dos concelhos da ilha de São Miguel, promovendo desta forma hábitos de leitura, aproximando o livro de públicos alargados e criando uma nova comunidade de leitores.

 

Para comentar os livros ‘libertos’ pela Biblioteca, os leitores deverão aceder ao endereço eletrónico www.bparpd.azores.gov.pt, na área de Destaques, onde se encontra o acesso ao Bookcrossing – www.bookcrossing.com – inserir o número de identificação dos livros encontrados (BCID) e assim saber de onde vieram, que percurso tiveram, quem os leu, e deixar a sua opinião sobre eles.

 

Por seu lado, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, terão lugar duas iniciativas com abordagens diferentes.

 

A 2 de julho, pelas 17h00, será apresentada uma exposição, que estará patente até 10 de agosto, que resulta de um desafio colocado a um grupo de ‘urban sketchers’ residentes na Terceira para um olhar sobre a biblioteca, nas suas vertentes patrimonial e funcional.

 

O grupo de ‘urban sketchers’ da Terceira conta já com três anos de vida e foi fundado por Emanuel Félix, Manuel Meneses Martins e Rui Messias.

 

Este grupo estará representado em julho no simpósio deste movimento internacional, que este ano tem lugar, pela segunda vez, em Portugal, na cidade do Porto.

 

Por outro lado, os mais novos terão oportunidade de, entre 2 e 6 de julho, das 9h00 às 17h00, conhecer os bastidores da Biblioteca, através da iniciativa “Bibliotecário por um Dia”.

 

Esta atividade, que se destina a crianças dos 6 aos 14 anos, mediante inscrição prévia, tem como objetivo contribuir para formar e educar crianças e jovens, fomentando competências como a independência, a autoestima, a criatividade, a liderança, a cooperação e o trabalho em equipa, permitindo aos pequenos aprendizes contactar e experienciar o dia de um bibliotecário.

 

A Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, na Horta, também se associa a estas comemorações, promovendo a realização de uma visita guiada aos seus depósitos, que decorrerá a 2 de julho, pelas 14h30.

 

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço eletrónico www.culturacores.azores.gov.pt.

Pontos de Interesse