Select Page

Diretor Regional da Agricultura destaca importância da formação das novas gerações para o rejuvenescimento do setor agropecuário

O Diretor Regional da Agricultura afirmou, em Angra do Heroísmo, que a formação das novas gerações é um importante contributo para despertar vocações e promover o rejuvenescimento do setor agropecuário nos Açores. 

 

“O futuro fica, de algum modo, assegurado pelas novas gerações, ou seja, é prática corrente na nossa sociedade começar a sensibilizar e a formar, desde tenra idade, as novas gerações para as nossas tradições, para que comecem a ganhar gosto e reforcem o saber fazer”, salientou José Élio Ventura no encerramento do curso de jovens preparadores e manejadores de animais da raça Holstein-Frísia.

 

José Élio Ventura frisou que esta formação, que envolveu 16 formandos com idades entre os 10 e os 17 anos, foi uma oportunidade para transmitir conhecimentos, mas também uma escola de vida, dado que os ensinamentos transmitidos, a ligação aos animais e a proximidade ao meio rural serão muito úteis, independentemente da profissão que venham a abraçar no futuro.

 

“Se optarem por uma profissão na área da agropecuária estão, naturalmente, mais habilitados para o fazer”, afirmou o Diretor Regional, que deu os parabéns à Associação Agrícola da ilha Terceira pela organização da formação, aos formadores, aos formandos e aos pais destes, pela paixão e orgulho que manifestaram e pela adesão e interesse expressos ao longo de três dias.

 

José Élio Ventura salientou ainda que este curso para jovens preparadores e manejadores de animais está muito associado à genética da raça Holstein Frísia.

 

“A alta genética também muito se afirma pela boa preparação e correta condução dos animais em pista. Uma boa preparação dos animais para os concursos e a sua condução adequada pode contribuir em muito para a diferenciação e obtenção de muitos resultados vitoriosos”, afirmou.

 

O Diretor Regional salientou ainda que, em 2019, com o novo pavilhão do Parque Multisetorial da ilha Terceira, “haverá melhores condições para eventos desta natureza e para uma formação de maior projeção, em articulação com outras atividades correlacionadas, expondo a excelência da nossa genética bovina e o conhecimento dos preparadores e manejadores açorianos, sempre com o último propósito da promoção e divulgação da agropecuária da ilha Terceira e dos Açores.

Pontos de Interesse