O Diretor Regional da Educação defendeu hoje, em S. Miguel, a necessidade dos Açores possuírem uma comunidade educativa “digitalmente competente”, considerando que as escolas são o lugar ideal para a aprendizagem destas competências.
Rodrigo Reis falava na Escola Básica Integrada da Maia, no concelho da Ribeira Grande, numa conferência sobre segurança na Internet e as novas ameaças nesta área, que assinalou o início do mês da ‘Internet Mais Segura’, uma iniciativa desenvolvida em conjunto entre a Direção Regional da Educação e a SeguraNet.
O Diretor Regional, que falava num painel que reuniu diferentes especialistas que contribuíram para uma perspetiva alargada e multidisciplinar sobre o fenómeno da segurança na Internet, frisou que é um desígnio da ação da política educativa nos Açores garantir que todos os intervenientes da comunidade educativa sejam “digitalmente competentes”.
Nesse sentido, salientou a necessidade de uma consciencialização no seio da comunidade, que deve ter capacidade crítica para “enveredar por caminhos seguros, éticos e responsáveis”.
Este evento contou com a presença do embaixador da SeguraNet Açores, da PSP e da empresa regional de software Cybermap, tendo os contributos dados pelos diversos especialistas servido para dar o mote para as diversas atividades de sensibilização para um uso seguro e responsável da Internet que vão decorrer nas várias escolas dos Açores.
Assumindo que a era digital traz enormes vantagens e possibilidades às novas gerações e à comunidade educativa em particular, a Direção Regional da Educação considera essencial assegurar que a utilização das novas tecnologias digitais seja efetuada de forma segura e consciente, uma vez que se observam cada vez mais fenómenos de cibercriminalidade, sendo as crianças e os adolescentes um grupo vulnerável a algumas variantes desta nova criminalidade, como o ‘ciberbullying’, o ‘sexting’ ou o roubo de identidade.
Esta ação da responsabilidade da Direção Regional da Educação, na tutela da Secretaria Regional da Educação e Cultura, irá decorrer noutros espaços e com diferentes e os recursos pedagógicos que estarão disponíveis no endereço eletrónico
http://prosucesso.azores.gov.pt/.