Select Page

Diretor Regional da Saúde apresentou plataforma informática de suporte à Rede Regional de Cuidados Continuados

O Diretor Regional da Saúde apresentou hoje, em São Jorge, a versão final da plataforma informática da rede de cuidados continuados, numa sessão que contou também com a participação da Equipa de Coordenação Regional da Rede Regional de Cuidados Continuados Integrados (RRCCI).

 

“Concluímos hoje a apresentação formal às equipas de coordenação local e de gestão de altas da versão final da plataforma informática que dará suporte à RRCCI. Com esta ferramenta será centralizada e integrada toda a informação da rede numa única plataforma, permitindo a uniformização e agilização de procedimentos, facilitando a comunicação entre os vários intervenientes e separando funções”, afirmou Tiago Lopes.

 

O Diretor Regional, em declarações à margem da apresentação desta plataforma à Equipa de Coordenação Local da ilha de São Jorge, adiantou que esta aplicação permitirá acompanhar todo o percurso do utente na Rede, desde a referenciação até à alta, para além de uma melhor gestão das vagas disponíveis, com uma otimização dos tempos de resposta, bem como automatizando e uniformizando os cálculos das comparticipações dos utentes.

 

“A plataforma informática foi desenvolvida em parceria entre as secretarias regionais da Saúde e da Solidariedade Social, com os contributos e validação dos profissionais das diferentes equipas que compõem a RRCCI, apresentando-se segura no que concerne à proteção de dados, sendo que, na informação utilizada, não constam dados nominais, apenas um código por utente, com o devido suporte em caso de necessidade de recuperação dos dados, minimizando, adicionalmente, a utilização do suporte em papel”, frisou.

 

A ilha de São Jorge conta atualmente com 14 vagas de internamento no âmbito da RRCCI, distribuídas por cinco vagas de média duração e reabilitação e nove de longa duração e manutenção, contabilizando-se, desde o início do ano, cinco utentes referenciados para internamento na Rede, comparativamente com o total de seis registados em 2018.

 

O Diretor Regional considerou que esta apresentação constituiu uma “excelente oportunidade” para reunir a Equipa de Coordenação Regional com a Equipa de Coordenação Local de São Jorge, de modo a “trocarem impressões e esclarecerem dúvidas com vista a uma melhor articulação entre os diferentes responsáveis”.

Pontos de Interesse