O Diretor Regional de Apoio ao Investimento e à Competitividade destacou hoje o crescimento da economia dos Açores, considerando que esse crescimento tem tido reflexos na criação de emprego, melhor remunerado, na Região.
“Os dados divulgados pelo Serviço Regional de Estatística dos Açores (SREA), dão conta de que o Indicador de Atividade Económica (IAE), que retrata o estado geral da economia no curto prazo, registou um crescimento de 2,2% em setembro, nos Açores, tendo este sido o mesmo valor verificado em agosto, mês que foi revisto em alta”, afirmou Ricardo Medeiros.
O Diretor Regional, que falava no Pico da Pedra, concelho da Ribeira Grande, à margem de uma visita à empresa J.A.M, recentemente criada por um jovem empreendedor, manifestou satisfação com os valores, sublinhando que o crescimento de agosto e setembro é o “mais elevado desde o mês de janeiro”.
“O crescimento da atividade económica que continuamos a verificar nos Açores tem, naturalmente, impacto na criação de emprego”, frisou Ricardo Medeiros, salientando que atualmente a Região regista “o maior número de empregados dos últimos 10 anos e a maior população ativa de sempre”.
O cálculo do IAE divulgado pelo SREA considera os dados dos principais setores de atividade da Região, sendo construído com base nas séries estatísticas relativas a ‘Leite entregue nas fábricas’, ‘Gado Abatido’, ‘Pesca Descarregada’, ‘Produção de Energia’, ‘Produção de Produtos Lácteos’ e ‘Consumo de Energia na Indústria’.
São também consideradas as estatísticas referentes a ‘Venda de Cimento’, ‘Empregados na Construção Civil’, ‘Passageiros Desembarcados Via Aérea’, ‘Dormidas nos Estabelecimentos Hoteleiros’, ‘Empréstimos Bancários’, ‘Prédios Transacionados’ e ‘Levantamentos Multibanco’.