Hoje tem início um novo ciclo de governação no Município de Elvas. A todos os eleitos, quero expressar os meus parabéns e desejo o melhor desempenho no exercício dos seus mandatos. Uma palavra de apreço e agradecimento a todos que hoje terminam ou que já exerceram funções autárquicas no concelho. Um obrigado sentido a todos os Elvenses que confiaram em mim para presidente da Câmara Municipal de Elvas, para os próximos quatro anos. De coração, o meu muito, muito obrigado.
Não é tempo de balanço, mas é bom recordar que os últimos anos não foram fáceis. Uma crise económica mundial, a redução do número de empresas e a destruição de inúmeros postos de trabalho, com o inevitável pedido de ajuda financeira a Portugal, e a indesejável troika colocaram Elvas em inúmeras dificuldades, acrescidas pela sua localização de fronteira. Foi preciso dar a mão amiga, reinventar processos, estreitar parcerias e ter uma atuação cuidada, para renovar a esperança no futuro que muitos tinham desacreditado.
Elvas e os elvenses acreditaram em si. Acreditaram que era necessário voltar a abrir os comércios encerrados, acreditaram que era possível atrair novos investimentos e criar emprego. Elvas e os elvenses acreditaram na sua história, que era possível dinamizar o seu património mundial, que era possível atrair turistas, renovar a restauração e aumentar a oferta hoteleira.
Agora é tempo de Elevar Elvas. De planificar e executar os projetos necessários à cultura, ao desporto, à saúde, à economia local. É, desejavelmente, um tempo de paz, um tempo de unir esforços e contar com empenho de todos.
Num território verdadeiramente bilingue, materializado brevemente na maior Eurocidade ibérica, Elvas tem a responsabilidade de continuar a ser a “cidade quartel” dos novos tempos, assumindo-se como um verdadeiro polo de desenvolvimento transfronteiriço, unindo dois países onde se entrelaçam diferentes culturas e um mesmo sentimento: o bem-estar das suas populações, o progresso a criação de emprego e o orgulho de ser europeu.
São inúmeros os novos desafios que todos temos a obrigação de enfrentar, numa logica de cooperação intermunicipal e confiando nas diferentes instituições que connosco podem colaborar. Elvas pode e deve confiar no seu governo; Elvas sabe que pode contar com o governo de Portugal, mas eu sei que conto com todos os Elvenses.
O meu compromisso é com as pessoas, com os Elvenses e conto com todos.
Eu acredito e sei que Elvas Eleva. Eleva a responsabilidade. Eleva as pessoas. Eleva a honestidade. Eleva o carinho. Eleva o nosso orgulho. Elvas… eleva o nosso coração.
Vivam os Elvenses! Viva Elvas! Viva Portugal!