Select Page

Discurso do presidente Nuno Mocinha na tomada de posse

Hoje tem início um novo ciclo de governação no Município de Elvas. A todos os eleitos, quero expressar os meus parabéns e desejo o melhor desempenho no exercício dos seus mandatos. Uma palavra de apreço e agradecimento a todos que hoje terminam ou que já exerceram funções autárquicas no concelho. Um obrigado sentido a todos os Elvenses que confiaram em mim para presidente da Câmara Municipal de Elvas, para os próximos quatro anos. De coração, o meu muito, muito obrigado.
 
Não é tempo de balanço, mas é bom recordar que os últimos anos não foram fáceis. Uma crise económica mundial, a redução do número de empresas e a destruição de inúmeros postos de trabalho, com o inevitável pedido de ajuda financeira a Portugal, e a indesejável troika colocaram Elvas em inúmeras dificuldades, acrescidas pela sua localização de fronteira. Foi preciso dar a mão amiga, reinventar processos, estreitar parcerias e ter uma atuação cuidada, para renovar a esperança no futuro que muitos tinham desacreditado.
 
Elvas e os elvenses acreditaram em si. Acreditaram que era necessário voltar a abrir os comércios encerrados, acreditaram que era possível atrair novos investimentos e criar emprego. Elvas e os elvenses acreditaram na sua história, que era possível dinamizar o seu património mundial, que era possível atrair turistas, renovar a restauração e aumentar a oferta hoteleira.
Agora é tempo de Elevar Elvas. De planificar e executar os projetos necessários à cultura, ao desporto, à saúde, à economia local. É, desejavelmente, um tempo de paz, um tempo de unir esforços e contar com empenho de todos. 
 
Num território verdadeiramente bilingue, materializado brevemente na maior Eurocidade ibérica, Elvas tem a responsabilidade de continuar a ser a “cidade quartel” dos novos tempos, assumindo-se como um verdadeiro polo de desenvolvimento transfronteiriço, unindo dois países onde se entrelaçam diferentes culturas e um mesmo sentimento: o bem-estar das suas populações, o progresso a criação de emprego e o orgulho de ser europeu.

São inúmeros os novos desafios que todos temos a obrigação de enfrentar, numa logica de cooperação intermunicipal e confiando nas diferentes instituições que connosco podem colaborar. Elvas pode e deve confiar no seu governo; Elvas sabe que pode contar com o governo de Portugal, mas eu sei que conto com todos os Elvenses.
 
O meu compromisso é com as pessoas, com os Elvenses e conto com todos. 
Eu acredito e sei que Elvas Eleva. Eleva a responsabilidade. Eleva as pessoas. Eleva a honestidade. Eleva o carinho. Eleva o nosso orgulho. Elvas… eleva o nosso coração.
Vivam os Elvenses! Viva Elvas! Viva Portugal! 
Pontos de Interesse

Elvas tem duas dezenas de monumentos iluminados

Elvas tem cerca de duas dezenas de monumentos iluminados. Esta valorização monumental, por enquanto em fase de testes, pretende tornar a cidade turisticamente mais apelativa, uma vez que, à noite, muitos locais da cidade apresentam um aspeto bem original. Este projeto...

Forte da Graça acolheu conferência da imprensa regional

Jornalistas e editores portugueses e espanhóis estiveram esta quinta-feira, dia 3, no Forte da Graça no âmbito da conferência “Conversas à Volta da Imprensa Regional”. Neste encontro, em que o presidente da Câmara Municipal, Nuno Mocinha, também marcou...