Acaba de ser editado um mapa com um percurso recomendado para levar os visitantes do Castelo de S. Jorge (um dos monumentos mais visitados em toda a Europa) até ao Museu do Fado. Juntamente com o mapa, cada duas entradas no Castelo dá direito a uma no Museu.
A apresentação deste mapa decorreu durante uma visita integral ao percurso, no dia 18 de maio, que contou com a presença do presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, Miguel Coelho, da administradora da EGEAC – Empresa de Gestão dos Equipamentos e Animação Cultural (que gere os dois referidos espaços), Lucinda Lopes, e das responsáveis do Castelo e do Museu, respetivamente, Teresa Oliveira e Sara Pereira. No final, as cerca de cinco dezenas de estreantes da visita foram brindadas com uma atuação de Ricardo Ribeiro no Museu do Fado.
O mapa, bilingue (português e inglês) e ilustrado para garantir a sensação de tridimensionalidade, apresenta o percurso recomendado e sugere o conhecimento de doze locais ao longo do itinerário, através de imagens e texto explicativo no seu verso. Esses locais são: Castelo de S. Jorge, Alcáçova Medieval, Palácio Belmonte, Palácio Azurara / Portas do Sol, Museu do Fado, Cerca Velha, Igreja de S. Miguel, Largo de S. Miguel, Rua da Judiaria, Torre de S. Pedro, Largo do Chafariz de Dentro e Igreja de Santo Estêvão. Estão também assinalados outros locais de interessa na colina do Castelo e de Alfama, bem como os restaurantes – casas de Fado.