O Teatro Municipal Baltazar Dias exibe na próxima sexta-feira, dia 7 de abril, pelas 21h, um documentário de Cláudia Varejão, intitulado “No escuro do cinema descalço os sapatos”, que é o resultado de 9 meses de acompanhamento do trabalho da Companhia Nacional de Bailado. Esta é uma produção da Terratreme Filmes, que será apresentada no Funchal com o apoio da Câmara Municipal, tendo as entradas um custo unitário de três euros.
Cláudia Varejão refere, em jeito de resenha, que este é um documentário que nasceu da vontade de homenagear o 40º aniversário da Companhia Nacional de Bailado, que se comemora em 2017. Segundo a realizadora, este procura retratar “o quotidiano rigoroso de bailarinos, coreógrafos, músicos, ensaiadores, costureiras, técnicos de luz, som e de toda uma vasta equipa que permite que a dança percorra as salas de ensaio e se alongue pelos corredores até chegar aos palcos de todo o país. Este filme acompanha por um lado as criações, estreias e digressões da Companhia de Dança mais antiga de Portugal e, por outro, o trabalho silencioso e estrutural de cada bailarino.” |
Recorde-se que a Companhia Nacional de Bailado escolheu este ano o Teatro Baltazar Dias para acolher o seu espetáculo de aniversário no Dia Mundial da Dança, a 29 de abril.
Fotografia – Cláudia Varejão
Realização – Cláudia Varejão
Som – Adriana Bolito
Montagem – Cláudia Varejão e Francisco Moreira
Assistente de Montagem – Maria Maranha
Montagem e Mistura de Som – Hugo Leitão
Produtor – João Matos