A iniciativa é da Junta de Freguesia de Santa Maria Maior que pretende com a “Exposição do Modelo de Esplanadas da Baixa Pombalina e do Centro Histórico mostrar ao público e comerciantes como vão ficar estes espaços.
Na exposição pode encontrar-se mesas, cadeiras, chapéus-de-sol telescópicos ou corta-ventos removíveis que irão mudar a face das esplanadas desta zona da cidade, um “mobiliário moderno e funcional” que para o Presidente da CML irão permitir que as mesmas possam ser usufruídas o ano inteiro.
Lançado em 2015, o concurso público para a requalificação das esplanadas resultou de uma parceria entre Câmara Municipal de Lisboa, Junta de Freguesia e MUDE- Museu da Moda e do Design que teve como principal objectivo acabar com as esplanadas “com escassas preocupações de natureza estética” e “sem coerência” e com a “ocupação abusiva” dos espaços de circulação da Baixa.
A proposta vencedora foi apresentada pelo designer Pedro Sottomayor, em parceria com a CANRAN Arquitectura e com a White Studios, entre os oito convidados.
Na altura o presidente da CML defendia que era um projeto “de grande importância”, um ano depois e prestes a ver na cidade o resultado do concurso publico, Fernando Medina considera que a “ideia foi tão boa e os resultados tão positivos que irá ser encontrada solução parecida para as futuras esplanadas do Eixo Central da cidade”.
A exposição pode ser visitada até 3 de dezembro, numa tenda instalada na Praça da Figueira, entre as 09h00 e as 19h00 . A entrada é livre.
Recent Comments