Select Page

Duas perspetivas do Alentejo para apreciar na Casa da Cultura

“Alentejo… tal e qual” e “Alentejo… sem fim” é o título da exposição que António José Ervedeiro vai ter aptent na Casa da Cultura, em Elvas, de 5 de agosto a 9 de setembro.

A mostra de pintura é inaugurada na próxima sexta-feira 5, pelas 18 horas, na Casa da Cultura, com entrada livre de público, numa organização da Câmara Municipal de Elvas e apresenta duas perspetivas diferentes do Alentejo.

Para o artista, “O Alentejo… tal e qual, identificado na infinitude das paisagens, dos lugares e sobretudo de uma memória que permanece viva em mim, quando nos anos 70 do século passado, tive oportunidade de o descobrir e conhecer. Património único, identificado em cada recanto, nas tradições árabes e nas influências de uma andaluzia que, comungando uma vizinhança setentrional, nos encantam pela sua originalidade, beleza e inconfundível prazer dos sentidos”.

Sobre o “Alentejo… sem fim”, refere que “perdidos na imensidão dos espaços e do tempo que o olhar contempla. A linha do horizonte dilui-se em tonalidades próprias, criando cenários de uma beleza única que, de acordo com a estação do ano e a hora do dia, nos brindam com matizes de cores deslumbrantes. A imaginação toma conta de nós quando emergimos nessa contemplação em cada curva da estrada que atravessa a planície, monte após monte, com uma ou outra árvore perdidas na solidão dos espaços envolventes”.

A mostra pode ser visitada de segunda a sexta-feira das 10 às 17.30 horas e ao sábado das 10 às 13 horas.

Pontos de Interesse

Carnaval infantil anima Centro Histórico

Boneco de neve, Balu e Ada, Robin dos Bosques, ou Índio, foram algumas das fantasias escolhidas pelos agrupamentos escolares para percorrer, nesta manhã (dia 24) as ruas do Centro Histórico de Elvas, no âmbito do desfile infantil, integrado...