O 1.º lugar do prémio ‘Ousar, Intervir, Melhorar 2019’ foi atribuído ao projeto “Musicalidades da Língua”, da Escola Básica Integrada Francisco Ferreira Drummond, na Vila de São Sebastião, em Angra do Heroísmo, considerado um projeto inovador e multidisciplinar, que promove a aprendizagem formal e não formal e a integração dos saberes da comunidade.
O júri decidiu não atribuir o segundo prémio e Menção Honrosa, considerando que o segundo projeto a concurso não reunia o cunho inovador que é exigido.
O projeto “Musicalidades da Língua” envolve todas as turmas de todos os anos do 1.º Ciclo em ambas as escolas da unidade orgânica, ou seja, S. Sebastião e Porto Judeu, num total de 207 alunos, e tem por objetivo contribuir para o aumento da literacia dos alunos desta unidade orgânica.
A EBI Francisco Ferreira Drummond serve as populações de S. Sebastião, Porto Judeu e Feteira, localidades onde a população revela uma grande apetência para as artes performativas ligadas ao teatro e à música, sendo as crianças expostas, desde muito cedo, a diferentes formas de espetáculo, tais como teatro de variedades, festas de verão e danças e bailinhos de carnaval.
Tendo em conta este panorama, a escola pretende com este projeto usar as artes ao serviço do estudo da língua, trabalhando, em simultâneo, a música, o teatro e a língua portuguesa, colocando os primeiros ao serviço da última.
Aproveitou-se ainda a apetência natural das crianças para a música para desenvolver atividades que permitam trabalhar as competências da língua portuguesa de uma forma mais atrativa, afastando-se das aulas tradicionais.
Com este projeto, que foi sempre desenvolvido em parceria entre as professoras titulares do 1.º Ciclo e um professor de Música, os alunos revelaram um interesse muito maior pela aprendizagem de Português e os resultados têm sido muito satisfatórios.
O prémio anual ‘Ousar, Intervir, Melhorar’ foi instituído no sentido de reconhecer e valorizar as unidades orgânicas que dinamizam projetos próprios, criados ou adaptados por estas, que deem resposta aos problemas de natureza pedagógica com que se deparam.
A criação deste prémio visa valorizar o trabalho realizado pelas escolas no combate ao insucesso e abandono escolares, contribuir para melhorar as condições de ensino e aprendizagem dos alunos, dar a conhecer aos seus pares, comunidade escolar e sociedade em geral os resultados do trabalho desenvolvido na unidade orgânica em prol do sucesso educativo e promover o sucesso educativo.
O prémio de 2019 reporta-se a projetos desenvolvidos no ano letivo 2017/2018.