O Diretor Regional da Educação elogiou o lançamento das edições em braille e caracteres ampliados da obra ‘Pinto Palavras – poemas de mim e de ti’, de Ana Isabel Arruda, considerando que tornam a leitura “mais inclusiva”.
Rodrigo Reis, que falava segunda-feira no lançamento daquelas edições, data em que se assinalou o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, frisou que a iniciativa “permite que a leitura seja levada a todos, tornando-a verdadeiramente inclusiva”.
Nesse sentido, salientou a importância do sucesso da disseminação desta obra entre as comunidades escolar e extra escolar.
O Dia Internacional das Pessoas com Deficiência é celebrado desde 1998, ano em que a Organização das Nações Unidas criou a Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência.
O tema deste ano – ‘Emponderando pessoas com deficiência e garantindo inclusão e igualdade’ -, é uma preocupação permanente do Governo dos Açores, que, através da Direção Regional da Educação, tem investido ao longo dos anos na concretização de medidas que tornem a educação verdadeiramente inclusiva no arquipélago, como é o caso do financiamento da edição em braille desta obra, mas acompanhando também aquelas que são as melhores práticas a nível internacional.